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Método 8D - Análise e Resolução de Problemas
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2019-06-11
Data de fim:
2019-06-17
Duração(h):
12
Horário:
Terças, Quintas
   das 19:00 às 23:00
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Originalmente usada como um padrão da indústria militar americana MIL-STD 1520 Corrective Action and Disposition System for Nonconforming Material (1974) , o método 8D foi posteriormente adaptado pela Ford Motor Company e estruturado em 1987 num manual conhecido por TOPS (Team Oriented Problem Solving), Resolução de Problemas em Equipa, designando-se hoje por Global 8D (G8D).
 
A metodologia 8D está orientada para o tratamento de não conformidades, em particular as que sejam detetadas já no cliente. Procurando numa primeira fase, soluções imediatas para conter "dentro de portas" e evitar/impedir a produção e expedição de produtos não conformes, o método 8D permite, para além disso, uma análise sistematizada e estruturada com detalhe das causas das não conformidades e a seleção e implementação de ações corretivas eficazes, também aplicáveis a produtos ou processos similares.  
 
O método 8D é uma técnica fundamental para a melhoria contínua e por isso é exigido pela grande maioria dos construtores automóveis, mas também cada vez mais generalizado a quase todos os setores industriais e até de serviços, quer para não conformidades detetadas externamente, mas também para as principais não conformidades detetadas antes da expedição de produtos, ou prestação do serviço, ao cliente.
 
LOCAL DA FORMAÇÃO:
Edifício dos Congregados da Universidade do Minho.
Preços do Curso:
120,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
130,00€ Valor para outros participantes

Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
 
- Participar ativamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D;
- Tratar problemas de forma estruturada, eficiente e eficaz;
- Aplicar as principais ferramentas ou técnicas básicas da qualidade para a identificação e resolução de problemas;
- Aplicar a metodologia 8D como resposta a solicitações/exigências específicas dos clientes (tendencialmente obrigatória no setor automóvel) e/ou como abordagem para o tratamento de não conformidades recorrentes internas (susceptíveis de elevados prejuízos e perdas de rentabilidade).
Conteúdos Programáticos
1. Princípios da resolução de problemas e da metodologia 8D
 
2. Como preencher os campos da matriz e aplicar 8D
 
3. As etapas 8D e as ferramentas complementares para cada etapa
3.1 Formação da equipa multidisciplinar
3.2 Descrição e caracterização detalhada do problema
3.3 Análise e verificação da causa raiz
3.4 Implementação e verificação de ações temporárias de contenção
3.5 Seleção e verificação de ações corretivas permanentes
3.6 Confirmação da eficácia
3.7 Prevenção de recorrência e disseminar/standardizar
3.8 Felicitar a equipa
 
4-Principais ferramentas da qualidade (5W2H, Pareto, histogramas, 5W, causa-efeito Ishikawa, diagramas de correlação, matriz multicritério, gráficos de seguimento/evolução; templates PDCA)
 
5. A relação do método 8D com outras ferramentas avançadas da qualidade
Formadores
Jeremim Martins - consultor e formador sénior na área Gestão Industrial, Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos. Foi Diretor industrial de várias empresas, nomeadamente no setor automóvel (Renault, SIS-SACHS). Foi Diretor do CTIMM. Pós-Graduado em Gestão de Empresas, com Licenciatura em Engenharia Mecânica. Membro da APQ, APGEI e Membro Sénior e Vogal da Ordem dos Engenheiros.
   
 
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