Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Metodologia TRIZ - Resolução criativa de problemas e inovação sistemática num contexto Lean – 2.ª edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
24
Horário:
A definir
Inscrever...
Num ambiente de gestão Lean a necessidade de resolver problemas é constante, procurando-se soluções para os problemas detetados. As técnicas de resolução de problemas específicos são claramente insuficientes, sendo necessários métodos genéricos para encontrar soluções de problemas específicos.
 
A intuição é uma parte importante do processo, porém a abordagem mais sistemática da resolução de problemas tem um melhor retorno com soluções mais adequadas. Assim, o objetivo é promover projetos de melhoria contínua orientados pela resolução criativa de problemas e a inovação sistemática em contexto Lean que permita de forma formal, sistemática e sustentada reduzir problemas, eliminar desperdícios e aumentar o potencial de inovação das empresas.
 
A Teoria da Resolução Criativa de Problemas (TRIZ) é uma metodologia especialmente apropriada para a resolução de problemas nas áreas da ciência e da engenharia.   
 
A produção Lean e TRIZ compartilham uma ideia principal: projeto e entrega de produtos aos clientes que eles realmente querem. A fim de oconseguir, ambos utilizam princípios e ferramentas que têm em mente a redução do desperdício ou minimizar o uso de novos recursos e ambos usa um procedimento de melhoria contínua. TRIZ e Lean Thinking têm pontos em comum: a melhoria das operações de um sistema; tempo para definir o problema, analisar o estado atual da empresa para prever o estado futuro e otimizar o uso dos recursos disponíveis.
 
Estes pontos comuns começam em parâmetros de engenharia: desperdício de energia e de materiais; perda de tempo; quantidade de substância; confiabilidade; e produtividade. Desperdício de energia, água e recursos naturais, e ao aumento de poluentes são alguns dos efeitos dos sete desperdícios do Lean que têm um impacto direto no desempenho ambiental. Estes também são uma preocupação em princípios TRIZ, relacionadas com os parâmetros de engenharia e da forma a que os produtos se destinam.
 
A Matriz de Contradições e o Algoritmo de Resolução Criativa de Problemas (ARIZ) é um programa algorítmico, que descreve a sequência de ações que devem ser feitas para resolução inventiva de problemas. A resolução de problemas pressupõe uma base sólida de princípios científicos complementada por dados empíricos. Assim, as amplas e bem estruturadas bases de dados de efeitos do TRIZ podem ser de utilidade importante no decorrer do processo. Os desafios dos projetos de melhoria contínua exigem de todos os intervenientes uma maior criatividade. As Soluções-Padrão da metodologia TRIZ podem contribuir para acelerar e melhorar significativamente o processo de resolução de problemas em praticamente todas as atividades de melhoria contínua. Estas relações sinérgicas do Lean Thinking e dos princípios Lean são exploradas neste curso.
 
 
LOCAL DA FORMAÇÃO:
Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, Avenida Central, Braga.
 
Preços do Curso:
340,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces), Centro Algoritmi e desempregados
360,00€ Valor para outros participantes

Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
 
- Identificar tipos de desperdícios nas empresas;
- Reconhecer atividades de valor para o cliente;
- Mapear um processo e distinguir atividades que acrescentam valor e não acrescentam valor ao cliente;
- Conhecer a teoria de resolução criativa de problemas e as suas principais ferramentas;  
- Aplicar a teoria e as ferramentas para melhorar/projetar um produto sem desperdícios ou resolver um problema;
- Analisar resultados do produto concebido/melhorado;
- Propor soluções alternativas;
- Justificar as opções realizadas.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Lean Production, conceito de desperdício e tipos de desperdícios e princípios Lean Thinking  
 
2. Introdução à Teoria da Resolução Criativa de Problemas (TRIZ)  
 
3.  40 Princípios de Invenção ou Técnicas para Vencer Conflitos de Sistema (TVCS)  
 
4. Ferramentas analíticas: Matriz de Contradições e o Algoritmo de Resolução Criativa de Problemas (ARIZ)  
 
5. As 10 ferramentas da Oxford Creativity TRIZ toolkit  
 
6. Ferramentas de Combate à Inércia Mental
 
7. Apresentação dos trabalhos realizados e discussão
Metodologia 
Neste curso favorecem-se as metodologias de ensino aprendizagem ativas através de abordagens hands-on envolvendo equipas de formandos em projetos onde devem aplicar os princípios do TRIZ e as ferramentas necessárias para explorar uma ideia e convertê-la em produto ou melhorar um produto existente. Vai favorecer a parceria com empresas onde os formandos possam explorar ideias provenientes do contexto real de empresas. Adotando as metodologias de ensino aprendizagem ativas e baseadas em projetos os formandos desenvolvem competências técnicas e transversais como capacidade de pesquisa e de autonomia na aprendizagem, capacidade de trabalhar em equipa, comunicação, capacidade de gestão de projetos e equipas, capacidade de gestão de conflitos e criatividade. O ensino de TRIZ irá promover, principalmente, a criatividade ao tornar este processo de criação um processo sistemático aplicando a teoria, os princípios e as ferramentas TRIZ.
Destinatários
Quadros médios e superiores, empresas com I&D ou que pretendam começar a apostar em I&D, alunos de engenharia, bolseiros, investigadores, pessoas e empresas interessadas em desenvolvimento de novos produtos e processos, outros potenciais interessados.
Formadores
HELENA NAVAS. É investigadora na Universidade Nova de Lisboa, consultora e formadora em Inovação, Inovação Sistemática e TRIZ, Lean e Lean-TRIZ. Membro da Ordem dos Engenheiros, do IPEI, da SPMet, da APQ e da Comissão Técnica 169 - Investigação, Desenvolvimento e Inovação.  
 
ANABELA ALVES. É investigadora na Universidade do Minho, consultora e formadora nas áreas Projeto de Sistemas de Produção e Operação; Lean Production e áreas de aplicação (Lean Education, Lean Healthcare, Lean Product Development; Lean & TRIZ e Lean Office); Planeamento e Controlo da Produção, Gestão de Projetos e Educação em Engenharia.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter