Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Gestão de PME – Nova Edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
60
Horário:
Segundas, Quartas
   das 19:00 às 22:00
Inscrever...
É empresário e precisa de consolidar as suas bases de gestão para melhorar resultados?  
 
É empreendedor, tem ideias e quer alavancar com confiança o seu negócio?  
 
Formou-se recentemente, pretende ingressar no mercado de trabalho e sente necessidade de perceber de forma prática como funciona o mundo empresarial?  
 
Neste curso encontrará alicerces sólidos para uma gestão estratégica orientada para o sucesso!
 
Auxiliado por 3 especialistas que há mais de 20 anos criam e apoiam empresas a crescer e a desenvolver-se com a estabilidade e flexibilidade necessárias, poderá esclarecer todas as suas dúvidas e aumentar o seu potencial e o do seu negócio!
 
Pretende validar as suas ideias, o seu Plano de Negócio, as suas Estratégias de gestão, marketing ou comerciais? Tem o desafio de liderar uma equipa e precisa de ferramentas práticas que o auxiliem?
 
LOCAL DE REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:
Edifício dos Congregados da UMinho, Braga (Avenida Central).
 
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO:
3 parcelas (início, meio, e final do curso).
 
Preços do Curso:
595,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
615,00€ Valor para outros participantes

Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:  
 
- Encontrar em si as características fundamentais do empreendedor/empresário;
- Dominar os mecanismos de formalização de empresas;
- Conhecer estratégias empresariais e desenvolver o espírito crítico sobre as mesmas;
- Desenvolver um plano de negócios explorando todas as áreas associadas;
- Compreender os pressupostos gerais da contabilidade, demonstrações financeiras e fiscalidade;
- Analisar os rácios da empresa, avaliando os resultados e tomando as decisões adequadas;
- Conhecer e aplicar conceitos e planos de Marketing na gestão da empresa;
- Compreender as raízes e as novas tendências de gestão de recursos humanos;
- Conhecer e interrelacionar diferentes sistemas de gestão de RH;
- Relacionar a importância de atrair, desenvolver e reter pessoas com o sucesso das organizações.
Conteúdos Programáticos
1.Empreendedorismo, Formalização de Empresas e o Plano de Negócios (3 sessões/9h)
O quadro de pensamento na gestão e empreendedorismo
O processo empreendedor: o empreendedorismo e o empreendedor
Fontes de ideias, oportunidades de negócio e a motivação para o empreendedorismo
Os mitos sobre o empreendedorismo
A formalização de empresas
O plano de negócios: criação, estrutura, qualidades e condições para o sucesso  
 
2.Gestão e Estratégia (5 sessões/15h)
A gestão e o processo de gestão estratégica
A análise ambiental: externa e interna  
O modelo das 5 forças competitivas
As directrizes empresariais: missão, visão, valores e objectivos
A formulação e a implementação da estratégia
O controlo estratégico: o BSC  
 
3.Contabilidade e Fiscalidade (4 sessões/12h)
A contabilidade: noções, funções e obrigações
As demonstrações financeiras
A fiscalidade: os impostos, os benefícios e os métodos de optimização  
 
4.Gestão Financeira da Empresa (2  sessões/6h)
Estrutura financeira da empresa
Os ciclos de exploração, económico e financeiro
O fundo de maneio
Os métodos de análise económica e financeira da empresa  
 
5.Gestão Estratégica de Marketing (3 sessões/9h)
O conceito de marketing e a evolução da função comercial ao longo do tempo
A estratégia de marketing
O plano de marketing e o marketing-mix  
 
6.Gestão Estratégica de Recursos Humanos (3 sessões/9h)
A função recursos humanos e a sua evolução na empresa
Os subsistemas de gestão de recursos humanos  
As tendências da gestão de recursos humanos na empresa
Metodologia 
A formação será eminentemente ativa, tendo no centro o participante e os seus interesses/necessidades, moldando-se ao que cada um pretende desenvolver. Neste curso os participantes poderão elaborar o primeiro draft do seu Plano de Negócios, como atualizar o Plano da sua empresa já constituída.
Em todos os módulos estão previstas Atividades Práticas e Interativas para consolidação dos conhecimentos adquiridos e para reflexão sobre a sua aplicação nos contextos reais dos formandos.
 
Destinatários
Empreendedores, empresários, dirigentes de empresas sem formação na área da Gestão, profissionais que necessitem de formação na área da Gestão.
Formadores
Catarina Moucho, Carmo Milheiro, Amélia Brandão.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter