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Formação Avançada em Organização de Eventos e Protocolo
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Custo:
320 €
Data de início:
2016-10-10
Data de fim:
2016-10-21
Duração(h):
32
Horário:
Segundas, Terças, Sextas
   das 09:00 às 13:00
e das 14:00 às 18:00
Inscrever...
A realização de eventos é, atualmente, transversal a toda a atividade institucional e organizacional, na medida em que integra as estratégias de comunicação e marketing dos setores público e privado. Um evento, contudo, não é uma atividade que possa ser planeada, organizada e gerida por amadores ou desconhecedores da matéria, na medida em que o seu sucesso depende, entre outros fatores, da aplicação prática de conhecimentos em matérias muito específicas, nomeadamente em matéria de Protocolo. Esta formação pretende dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam quer iniciar-se nesta atividade, quer atualizar e aperfeiçoar saberes, abrangendo diversos tipos de eventos, tendo em vista a maximização dos recursos aplicados na organização e gestão de eventos, de forma a satisfazer os objetivos das instituições e organizações que os realizam.
 
Local de realização do curso:
 
Braga (TecMinho - Edifício dos Congregados da Universidade do Minho - avenida Central, n.º 100)
 
Preço do curso:
 
315,00 € valor para ex-formandos da TecMinho, comunidade Académica e Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados.
 
325,00 € valor para outros participantes
 
Caso pretenda implementar a formação na sua organização, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informação através de cribeiro@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final do curso os os formandos serão capazes de:
 
- Compreender que o planeamento e a organização de um evento são determinantes para o seu sucesso de qualquer evento.
- Desenvolver ou aprofundar conhecimentos ao nível da organização e gestão de um evento.
- Adquirir conhecimentos sólidos de Protocolo e Cerimonial, nomeadamente técnicas e metodologias concretas e sua respetiva aplicação aos eventos.
- Organizar eventos mais eficazmente, proporcionando a projeção de uma imagem de ordem e, consequentemente, de credibilidade da instituição.
- Perceber como a organização eficaz de um evento contribui de forma determinante para minimizar o dispêndio de recursos (humanos e financeiros).
Conteúdos Programáticos
1.º DIA
 
1. Conceptualização e enquadramento dos conceitos fundamentais em organização de eventos e em Protocolo.
1.1. Clarificação da tipologia de eventos e de cerimónias mais comuns.
 
2. O evento enquanto atividade que integra a estratégia de comunicação de uma organização pública ou privada.
 
3. A aplicação do Protocolo aos Eventos: como, em que momentos, porquê.
 
4. As tarefas a realizar na fase do pré-evento.
4.1. O rigoroso planeamento como fator decisivo. A importância da resposta às sete perguntas fundamentais para desencadear o processo de organização de um evento.
4.2. A elaboração das listas de tarefas e a organização da equipa (coordenar e delegar, acompanhar e supervisionar, liderando e sendo liderado).
 
5. Os aspetos logísticos e de segurança a considerar na seleção de espaços.
 
6. A organização, a segmentação, a gestão da lista de convidados nas suas diferentes fases.
 
7. As diferentes formas de convidar em função do estatuto dos convidados. A redação de convites de diversos graus de formalidade.
 
8. A escrita protocolar: os tratamentos honoríficos e outros.
 
2.º DIA
 
1. A estruturação de programas (atividades, horários, sessões de abertura e de encerramento). Os programas sociais.
 
2. Dress Code em eventos: designações e especificidades.
 
3. As responsabilidades do anfitrião.
 
4. A gestão de convidados em função das precedências oficiais (análise detalhada da Lei 40 de 2006). As precedências não-oficiais.
 
5. A organização e os diversos tipos de presidências (o lugar do anfitrião, do convidado de honra, do moderador, entre outros).
 
6. A organização de plateias.
 
7. A ordem dos discursos, os vocativos em discursos.
 
3.º DIA
 
8. A ordenação de bandeiras. A Bandeira Nacional (análise detalhada do Decreto-Lei 150 de 87) e outras bandeiras. A ordenação de outros símbolos e logótipos.
 
9. O recebimento dos diversos tipos de convidados em função do seu estatuto.
 
10. A gestão do evento: estar habilitado a gerir imprevistos e desenvolver estratégias para manter a calma e o autocontrole no decorrer das atividades.
 
11. A organização detalhada dos diferentes tipos de refeição (tipos de salas e de mesas, seleção dos menus, tipos de serviço, decoração, os sistemas de ordenação de comensais, redação de menus, cartões de mesa).
 
12. Etiqueta à mesa.
 
4.º DIA
 
13. Aspetos a considerar quando existem convidados estrangeiros (designadamente especificidades protocolares em função de características de diferentes nacionalidades, culturas e religiões).
 
14. A entrega de presentes.
 
15. O livro de honra.
 
16. O fecho do evento: avaliar, analisar, refletir e agradecer.
 
17. Encerrar o processo junto dos diversos públicos envolvidos.
 
18. Apresentação e análise de casos práticos e reais.
Metodologia 
A metodologia consiste na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos práticos e reais. Será promovida a interação entre os participantes, a discussão e a clarificação de dúvidas. Serão realizados exercícios individuais, em grupo e simulações.
Destinatários
- Chefes de Gabinete, Assessores e Adjuntos de organismos públicos.
- Profissionais com funções nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Relações Institucionais, Organização de Eventos e Protocolo de organismos públicos e empresas privadas.
- Profissionais atuantes na Organização de Eventos e Protocolo.
- Assistentes Executivas, Secretárias de Administração e de Direção.
- Profissionais atuantes no setor de Hotelaria e Turismo.
- Pessoas que desejem investir profissionalmente nesta temática, independentemente de se encontrarem atualmente a exercer uma atividade profissional na área.
- Estudantes.
Formadores
A formação será ministrada por Cristina Fernandes, Consultora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação e docência em diversas organizações públicas e empresas privadas, em Portugal, Angola e Brasil. Realiza consultoria de Protocolo em eventos.
É Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem duas Pós-Graduações pelo ISLA Campus Lisboa (em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), uma Especialização pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid (em Protocolo e Cerimonial), uma licenciatura pela UAL (em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses) e um Bacharelato pela European Secretarial Academy (em Secretariado), além de formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil.
Colabora regularmente com meios de comunicação social, escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta. Participa periodicamente, como oradora, em congressos nacionais e internacionais.
É autora do livro Manual de Protocolo Empresarial, editado pela Universidade Católica Editora, em outubro de 2014.
   
 
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