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Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação - ITIL [1ª Edição]
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2008-09-29
Data de fim:
2008-10-14
Duração(h):
30
Horário:
Segundas, Terças
   das 14:00 às 19:00
Inscrições encerradas

A Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação é hoje uma área central nas organizações, tendo em conta o crescente nível de informatização dos processos e serviços de uma instituição. Reconhecida internacionalmente como padrão na Gestão de Serviços em TI, a Certificação ITIL é adoptada por instituições de todo o mundo como estratégia para redução de custos e aproveitamento de recursos, gerando maior satisfação junto dos clientes.

A acção de formação «Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação - ITIL» pretende preparar os participantes para a «Certificação ITIL Foundation», o primeiro nível de certificação ITIL.

Objetivos

Após a frequência desta acção de formação, o participante irá:

  • compreender como um quadro de referência integrado de processos para a Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação, baseado nas melhores práticas contidas nas orientações do ITIL, pode ser adoptado e adaptado na sua organização;
  • descrever os diferentes processos e funções que constituem o quadro de referência ITIL, através de orientações práticas sobre o modo de aplicar com sucesso uma Gestão de Serviços TI integrada, baseada no conceito de ciclo de vida de serviço preconizado pela melhor prática ITIL.

Os participantes ficarão preparados para se candidatarem com sucesso ao exame «ITIL Foundation Certificate in IT Service Management».

Conteúdos Programáticos

Os tópicos a abordar fornecem uma introdução abrangente à Gestão de Serviços de TI com base no ITIL, para além dos conhecimentos necessários para obter com sucesso a certificação ITIL Foundation Certificate in IT Service Management.

Tópicos base para o “Foundation Certificate”:

  • Introdução ao Curso
  • Introdução ao Service Management
  • Financial Management for IT Services
  • Service Level Management
  • Service Desk
  • Incident Management
  • Problem Management
  • Configuration Management
  • Change Management
  • Release Management
  • Capacity Management
  • Availability Management
  • IT Continuity Management
  • Security Management

ITIL “refresh” V3:

  • Estrutura do ITIL V3
  • Mapeamento e principais diferenças ITIL V2 – V3

ISO/IEC 20000:

  • Introdução ao ISO/IEC 20000
  • A certificação das organizações ISO 20000

Local da Formação: Edifício dos Congregados da Universidade do Minho – Braga

Custo do curso: 700 €, isento de IVA, com 15% de desconto para funcionários da Universidade do Minho (vagas limitadas).
    
Pacote extra - 300€ acrescidos ao preço do curso que inclui:
  • inscrição no Exame de Certificação ITIL Foundation Certificate in IT Service Management
  • bibliografia “Foundations of IT Management – Based on ITIL, Jan van Bon, van Haren Publishing
Destinatários
  • Gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de Serviços TI.
  • Todos quantos na sua prática estão envolvidos na estratégia, concepção, implementação e disponibilização dos Serviços de TI fornecidos na organização, necessitando de  conhecimento das melhores práticas na Gestão de Serviços.

Para todos aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do quadro de referência ITIL e atingir níveis de certificação superiores, este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do «Foundation Certificate in IT Service Management», pré-requisito para os restantes níveis de certificação.

Pré-requisitos
O curso será leccionado em português, mas será importante que os participantes se sintam à vontade com a literatura técnica em inglês, uma vez que a bibliografia é em inglês, assim como o exame de certificação inclui perguntas em inglês. 
Formadores
José Ruivo obteve a licenciatura (1980) em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e um MBA - Master in Business Administration (1992) pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Escola de Gestão do Porto) da Universidade do Porto. Obteve o ITIL Managers Certificate pelo ISEB em Edinburgh na Escócia e mais recentemente a certificação máxima em ITIL V3, ITIL Expert, pelo EXIN em Londres. Exerce a sua actividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações. Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria. Tem leccionado diversas disciplinas de licenciatura e pós-graduação em várias universidades. É também Professor Auxiliar Convidado no DEI-IST, onde lecciona uma cadeira na área da IT Governance, e Docente no ISLA-Lisboa, onde lecciona uma cadeira de pós-gradução sobre IT e Estratégia de Empresa. Criou e gere actualmente um empresa de consultoria especializada em processos em tecnologias de informação. Enquanto consultor, gere programas de implementação de melhoria de processos em empresas. Tem desenvolvido em Luanda acções de formação para organizações estatais e grandes empresas angolanas, actualmente já com 6ª edições. É formador nos cursos de Cursos de Especialização Profissional em Engenharia Informática do Departamento de Engenharia Informática [DEI] do Instituto Superior Técnico [IST], onde criou o curso de «Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (ITIL)» já com 7ª edições.
   
 
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