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Estudos e Projetos

A fim de desenvolver dinâmicas inovadoras para a Formação Contínua, a TecMinho promove projectos a nível nacional e transnacional enquadrados nos seguintes objetivos:

  • conceção, desenvolvimento e experimentação de projetos piloto destinados a:
    • desenvolver materiais didáticos; 
    • formar formadores orientadores/ facilitadores; 
    • desenvolver competências no domínio de formação contínua (antecipação de necessidades, metodologias, técnicas pedagógicas e avaliação). 
       
  • desenvolver estudos e investigação em formação
  • disseminar "boas práticas"
  • sensibilizar, estimular, implicar e principalmente motivar as empresas e os seus quadros para a formação em geral e, em particular, para formação a distância;
  • facultar uma formação mais diretamente ligada às necessidades que surgem em termos de novas competências.

Incluimos aqui a referência a alguns dos Projetos nacionais e transnacionais mais recentes com envolvimento da TecMinho:

  • Projeto Erasmus+ “TexMatrix” (2016/2018)
    O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada.
  • Panorama e-Learning Portugal 2013 (2013)
    Estudo de avaliação das práticas no domínio do e-learning para a criação de uma Carta de Qualidade e de um Referencial de boas práticas. Projeto financiado pelo POAT.
  • IMPLEMENT (2011/2012)
    Projeto europeu de criação de materiais de aprendizagem online para profissionais ligados a Aprendizagem ao Longo da Vida nas Universidades.
  • VIRQUAL (2009/2011)
    Rede europeia para integrar a mobilidade virtual de pessoas e o sistema europeu de qualificações no ensino superior e na formação contínua.
  • Formação em Valorização Cultural, Património e Turismo (2007)
    Projeto financiado pelo Programa Operacional da Região Norte para formar os quadros superiores das instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, dotando-os de competências para conceberem projetos estruturantes e dinâmicas inovadoras, com o objctivo da promoção da região Norte numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e criação de uma identidade cultural regional.
  • TEMPUS - Colaboração Portugal - Uzbequistão (2006-2007)
    Projeto com o objetivo da criação de dois Gabinetes de Interface com Empresas, assim como dois centros de e-learning em duas Universidades do Uzbequistão, através da colaboração com a TecMinho.
  • Conceção de e-Conteúdos (2006-2007)
    Projeto financiado pelo POEFDS no âmbito do “Desenvolvimento de Estudos e Recursos Didáticos”, em parceria com a Universidade do Minho. Pretende-se conceber um recurso didático que incluirá a criação de uma infraestrutura tecnológica de suporte ao design, criação e disponibilização de conteúdos de aprendizagem para e-cursos. O recurso didático desenvolvido inclui: Ferramenta de Autor para design de e-cursos, Repositório de e-Conteúdos, Livro Técnico sobre design de conteúdos de aprendizagem para e-learning, e Referencial do curso "Conceção de e-Conteúdos para e-learning (inclui manual de formando, de formador, e bibliografia comentada).
  • RUISNET - Regional University Industry Strategies Network (2004-2007)
    Projeto financiado pelo Interreg IIIC com o objetivo de valorizar e promover o reconhecimento da importância das relações universidade-empresa na região europeia engloada no projeto. Identificação de boas-práticas em Formação Contínua e Mercado de Trabalho; Inovação, PMEs e Território; Espírito Empreendedor e Empresas de Base Tecnológica. Conta com instituições parceiras de Espanha, Reino Unido, Finlândia, Alemanha, Itália, Áustria e Polónia.
  • As Competências-chave dos Diplomados do Ensino Superior: Perspetivas dos Empregadores e dos Diplomados (2004-2005)
    Projeto financiado pelo POEFDS , em parceria com a Universidade do Minho, tendo como objetivo analisar as competências-chave, ou competências transferíveis dos diplomados do ensino superior na perspetiva dos empregadores e dos próprios diplomados, contribuindo para um questionamento e possível redefinição da formação ministrada nos estabelecimentos de ensino superior, de forma a progressivamente incluir nos cursos estratégias que facilitem a aquisição destas competências. Como resultado final, foi publicado o livro "As Competências Transversais dos Diplomados do Ensino Superior - Perspectiva dos Empregadores e Diplomados".
  • Formação de e-Formadores – Projeto de Recursos Didáticos (2004-2005)
    Projeto financiado pelo POEFDS com o objetivo de criação de materiais em Português para apoiar e aconselhar os formadores/professores no processo de integração de uma nova pedagogia em ambiente suportado pelas tecnologias, contribuindo para o processo de migração entre formação presencial e formação a distância.

 

 
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