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Gestão do Conhecimento

Conjunto de processos, técnicas e ferramentas que permitem criar, armazenar, aceder e partilhar conhecimento numa organização.
Assumindo que a mais-valia de uma organização está nas pessoas, no conhecimento que elas possuem / adquirem e a forma como o põem em prática, a TecMinho constitui-se como um parceiro na implementação de sistemas de gestão do conhecimento que articule as seguintes componentes: 


Que resultados produz?

  • Diminui o tempo de resolução de problemas;
  • Facilita a tomada de decisão;
  • Melhora a criatividade / inovação;
  • Transforma o conhecimento individual em conhecimento organizacional;
  • Rentabiliza o potencial de cada colaborador;
  • Melhora o clima / cultura organizacional;
  • Aumenta os níveis de motivação dos trabalhadores.


Como é implementado?

  1. Identificação dos objetivos e da visão para o Sistema de Gestão do Conhecimento (GC)
  2. Análise organizacional
  3. Auditoria de conhecimento e dos seus processos
  4. Definição da estratégia e técnicas de gestão do conhecimento (AAR, COP, Storytelling, White Pages, Gestão de Ideias, Innovation Groups, ...)
  5. Identificação de métricas de avaliação para a estratégia de GC
  6. Definição das especificações funcionais das ferramentas de apoio à GC
  7. Desenvolvimento / estruturação das ferramentas de apoio à GC
  8. Acompanhamento da implementação do sistema de GC
  9. Avaliação e revisão do sistema (se necessário).

 
Pressupostos que orientam a nossa intervenção

  • Um sistema de gestão de conhecimento não é uma infraestrutura tecnológica, mas um conjunto de práticas de gestão eventualmente suportadas por ferramentas de apoio aos processos;
  • O processo de gestão do conhecimento deve estar alinhado com a gestão estratégica da organização;
  • A gestão do conhecimento deve estar articulada / integrada com os restantes processos organizacionais, constituindo-se como algo “natural” na organização e não como um conjunto de tarefas adicionais;
  • A implementação de um sistema de gestão do conhecimento implica o compromisso da gestão de topo;
  • As práticas de gestão do conhecimento não deverão ser impostas às pessoas, devendo, pelo contrário, fazer parte de um processo concebido e implementado com o envolvimento e participação dos diferentes colaboradores da organização;
  • O sistema de gestão do conhecimento deverá estar articulado com as políticas e práticas de gestão de recursos humanos, no sentido em que se influenciam (ou podem influenciar) reciprocamente.

  

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