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Gestão por Competências

Trata-se de um modelo de gestão de pessoas que não se baseia apenas nas tarefas específicas de cada função (modelos tradicionais), mas às competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) necessárias para as levar a cabo. Este modelo advém da natureza dinâmica do trabalho, onde as tarefas estão em permanente mudança e importa que os colaboradores possuam um portefólio de competências capazes de não só acompanhar a mudança, mas também de a promover e antecipar.

Queremos indivíduos que saibam falar inglês ou que saibam comunicar na língua do seu interlocutor? Queremos um indivíduo perito em Excel ou que saiba utilizar as ferramentas informáticas para o tratamento de dados?

A TecMinho presta apoio ao seu cliente na estruturação de um modelo, que permita orientar a gestão de recursos humanos de acordo com a lógica das competências.
 

Que resultados produz?

  • Contribui para o alinhamento estratégico dos diferentes processos da gestão de recursos humanos, nomeadamente:
    • recrutamento e seleção;
    • avaliação / gestão de desempenho;
    • formação;
    • gestão das remunerações;
    • gestão de carreiras.
  • Aumenta o conhecimento sobre o potencial de cada colaborador, facilitando os processos de gestão;
  • Facilita a adaptação rápida às mudanças;
  • Possibilita aos colaboradores um autoconhecimento e gestão do seu próprio desempenho;
  • Facilita a identificação de talentos;
  • Permite obter os melhores resultados do indivíduo, potenciando os seus talentos pessoais.

 

Como é implementado?

  1. Análise organizacional
  2. Seleção do modelo de abordagem à gestão por competências
  3. Definição dos perfis de competências
  4. Articulação da gestão por competências com as restantes práticas de gestão de recursos humanos

 

Pressupostos que orientam a nossa intervenção

O sistema de gestão por competências:

  • É único e irrepetível, porque é estruturado em função das características da organização;
  • Está alinhado com a gestão organizacional, nomeadamente no que respeita à missão, visão, valores e objetivos estratégicos;
  • Só faz sentido se utilizado para orientar as práticas de gestão de recursos humanos.

 

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