Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Projeto "Conceção de e-Conteúdos para e-Learning"

A TecMinho desenvolveu, em 2007, o Projeto "Concepção de e-Conteúdos para e-Learning" financiado pelo Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), tendo como parceira a Universidade do Minho.
O objetivo principal consistiu na conceção de um recurso didático que inclui a criação de uma infraestrutura tecnológica de suporte ao design, criação e disponibilização de conteúdos de aprendizagem para e-cursos.
A equipa envolvida no projeto incluiu peritos da Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Aberta, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto.

O recurso didático desenvolvido inclui os seguintes produtos:

  • Ferramenta de Autor: tecnologia open source para apoio ao design e criação dos conteúdos de aprendizagem por parte de professores/formadores, para utilização em qualquer plataforma e-learning e de acordo com as normas internacionais para o e-learning (manual).
  • Repositório de e-Learning: local (aplicação informática) o­nde professores/formadores podem depositar e pesquisar conteúdos/objetos de aprendizagem para utilização noutros cursos e-learning, de acordo com normas internacionais para e-learning. É uma forma de biblioteca o­nline de objectos de aprendizagem.
  • Desenvolvimento do Referencial do curso “Concepção de e-conteúdos para e-learning”
    Pretende-se orientar formadores e professores na conceção e produção de e-conteúdos de aprendizagem (técnicas/estratégias de conceção e implementação dos mesmos). O referencial inclui:
    • Manual Técnico para o Formador do curso “Conceção de e-conteúdos para e-learning"
    • Manual Técnico para o Formando do curso
    • Bibliografia comentada para e-conteúdos para e-learning – orientação na pesquisa de fontes sobre design, implementação, e avaliação de e-conteúdos de aprendizagem.
    • Publicação de um Manual Técnico sobre a temática do design de e-conteúdos para e-learning.

As tecnologias informáticas geradas no âmbito deste projeto permitem a criação de objetos de aprendizagem por parte dos formadores, professores, assim como a organização e gestão desses objetos.

Objetivos e Enquadramento:

Este Projeto pretendeu apoiar e aconselhar os formadores/autores na conceção de e-conteúdos para cursos em e-learning, tendo em conta as novas formas de pedagogia num ambiente suportado por tecnologias. 

Os e-formadores deverão dominar as tecnologias de forma a criarem e-conteúdos baseados em objetos de aprendizagem multimédia que possam ser modelados em e-cursos, empacotados de acordo com as normas SCORM e e IMS-CP, e integrados em LMS (learning management systems) para promoção de cursos em e-learning e processos de e-aprendizagem.

Fórum de discussão sobre e-conteúdos para e-learning:

Foi desenvolvido um site totalmente dedicado à discussão sobre o projeto de "e-conteúdos para e-learning", o qual incluiu um fórum de discussão sobre e-learning e conceção de e-conteúdos para os utilizadores, e informação diversa sobre cada uma das ferramentas informáticas e produtos desenvolvidos neste projeto. 
 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter