Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Eventos

COLABORA2011 - O e-Learning em destaque na Universidade do Minho 
 
O Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE), em parceria com o Centro e-Learning da TecMinho, promoveu no dia 15 de Junho, o I Fórum de práticas e-Learning na UM, COLABORA2011.  O Fórum Colabora 2011 foi um espaço onde os docentes e alunos da Universidade do Minho, docentes de outras instituições de Ensino Superior (nacionais e estrangeiras via webcast) e outras entidades tiveram uma excelente oportunidade para se familiarizarem com práticas de complemento de aulas presenciais, de ensino a distância ou em regime semi-presencial (b-learning), desenvolvidos em algumas unidades curriculares. 
 
Transversalmente a todas as apresentações, foram abordadas formas de motivar a utilização de ferramentas de suporte ao e-Learning, em complementaridade ao ensino presencial, através da criação e organização de espaços de suporte online para as unidades curriculares e/ou projetos de investigação para a publicação, colaboração e avaliação.
 
As sessões apresentadas permitiram dar uma visão global de várias iniciativas inovadoras implementadas por docentes da Universidade do Minho que recorrem cada vez mais a ferramentas de e-Learning mais cativantes e estimulantes para os alunos. Encorajando experiências diversas em curso na instituição, a  Universidade do Minho está empenhada na consolidação dessas mesmas práticas, assumindo a diversos níveis, a relevância do e-Learning como uma modalidade que permite a concretização de objectivos institucionais importantes na área do ensino.
 
A participação dos alunos, embora reduzida presencialmente, foi representada pela exibição em vídeo das opiniões, críticas e sugestões que fizeram sobre o uso da plataforma e-Learning na Universidade do Minho.

Apresentações e videos disponíveis aqui .

COLABORA2011 - audiência COLABORA2011

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

III Conferência e-Learning - "Empreender com Tecnologias de Aprendizagem"
 
O Centro e-Learning da TecMinho, em parceria com a Futurália, promoveu a III Conferência e-Learning - "Empreender com Tecnologias de Aprendizagem" em paralelo à Futurália 2011 - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, contando com cerca de 210 participantes em sala, e mais de 4000 visualizações em directo via webcast.
 
A partilha de práticas entre profissionais foi o ponto central desta conferência que incluiu apresentações centradas em e-learning, m-learning, jogos didácticos e redes sociais.  O evento contou com a participação de especialistas nacionais das Universidades Portuguesas do Minho, Aberta, Trás-os-Montes e Alto Douro, Católica, Instituto Piaget  e da Universidade de Salamanca (Espanha)  que espuseram as suas práticas de formação a distância e, muito em especial, demonstraram perspectivas de inovação na aprendizagem.  A TecMinho contou, ainda, com a partilha de experiências empresariais trazidas por especialistas e-learning da ALERT – Life Sciences Computing, da Novabase e da TAP Air Portugal, que demonstraram projectos em que se visa empreender no e-learning. 

De forma a chegar mais longe e a mais participantes, a Futurália transmitiu toda a III Conferência e-Learning da TecMinho online via Webcast através do link http://connect.fas.public-i.tv/site/player/pl_v7.php?a=55176&t=&m=flash&l=pt_PT (ainda disponível para visualizações em diferido). A plataforma de transmissão inclui a disponibilização de som/imagem do local do evento, bem como programa da conferência, biografia dos oradores, e slides das apresentações. Esta transmissão para ecrãs gigantes dentro da feira e para o mundo via Web permitiu enriquecer o evento, amplificando o acesso a públicos online que puderam assistir a partir de outros pontos de Portugal, do Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor e outras Comunidades de Língua Portuguesa e Espanhola. A Conferência pôde ser seguida no Twitter através do canal #elminholx e no facebook a partir do grupo “e-learning gurus Portugal” e do respectivo evento. O canal #elminholx foi o mais popular em Portugal no dia da Conferência.

Apresentações disponíveis aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VII Seminário e-learning "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar"

As novas formas de utilização de redes sociais e tecnologias educativas nos processos de aprendizagem, as formas de produção de conteúdos rápidos e eficazes, e modos de ampliar as experiências de aprendizagem nas redes sociais foram temas centrais do VII Seminário e-learning "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar", promovido pela TecMinho no passado dia 1 de Abril, no Centro de Congressos da Exponor.

Neste seminário foram apresentados e demonstrados exemplos práticos de como tirar partido das tecnologias educativas para proveito da aprendizagem e do sucesso educativo dos alunos. Criar podcasts para aprender Biologia, usar o Twitter para ampliar a formação em sala, usar dispositivos móveis para melhorar a aprendizagem, criar e disponibilizar conteúdos rápidos através do itunesU, entre outros.
 
Rico em debates entre oradores e participantes, o evento contou com a partilha de experiências nas mais variadas áreas pedagógicas de instituições, como a Escola de Ciências da Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto de Rio de Mouro, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, e as empresas Avanzo e Delta Consultores. A moderação esteve a cargo de Professor Paulo Dias (Instituto de Educação da Universidade do Minho) e Ana Dias (TecMinho). Através das redes sociais, foi ainda possível acompanhar o seminário, tanto através do Facebook, assim como do canal #elminhopt no Twitter.

Apresentações disponíveis aqui .

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VI Conferência e-learning na Exponor dedicada a "Redes Sociais e os Mundos Virtuais"

Que oportunidades surgem hoje com as redes sociais e como poderão ser colocadas ao dispôr da Aprendizagem e Formação? O que é ser aluno em ambiente e-learning? Pode o ambiente virtual ser útil às metodologias de formação/educação?
Estes foram alguns dos temas em debate na VI conferência e-learning na Exponor promovida pela TecMinho, evento realizado em paralelo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que decorreu a 16 de Abril de 2010.
 
A conferência "Entre as Redes Sociais e os Mundos Virtuais" contou com um painel de especialistas nacionais em formação a distância, tecnologias educativas e e-learning representando da Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Poltécnico do Porto, CITEVE e Tecla Colorida. Mais de 120 participantes tiveram oportunidade de partilhar experiências e dúvidas, de entre formadores, educadores, especialistas em e-learning, representantes de instituições públicas e privadas, entre outros.


Consulte aqui as apresentações do evento:

Fotos do evento

 Exponor - "Redes Sociais e os Mundos Virtuais"    Exponor - "Redes Sociais e os Mundos Virtuais"     Exponor - "Redes Sociais e os Mundos Virtuais"    Exponor - "Redes Sociais e os Mundos Virtuais"

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novas Tecnologias, elearning e Aprendizagem debatidas na II Conferência e-learning na Futurália

As diferentes formas como as novas tecnologias podem hoje ser utilizadas ao serviço da educação e da formação foi o mote central para a II Conferência e-learning "Onde as Tecnologias encontram a Aprendizagem", evento que decorreu em paralelo à "Futurália - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego" em Lisboa, e que contou com mais de 300 participantes presenciais e muitos mais via twitter e facebook.

A II Conferência e-learning organizada pela TecMinho, em parceria com a Futurália e "e-Skills Week" contou com um painel de especialistas nacionais e internacionais em formação a distância, tecnologias educativas e e-learning que abordaram temas como Redes Sociais, colaboração e cooperação online, e-skills, second life, Escola Virtual, e casos práticos da aplicação do e-learning em empresas como a Vodafone e CISCO, entre outros temas. O debate gerado entre os participantes e oradores permitiu enriquecer ainda mais os testemunhos dos oradores, com as experiências da plateia, na qual se incluiam educadores, formadores, especialistas em e-learning, representantes de instituições públicas e privadas, e outros interessados nas temáticas a abordar.

Durante a apresentação de Paulo Simões, e fruto do tema a abordar (Twitter), os participantes em sala e a distância tiveram a oportunidade de participar em tempo real, via Twitter.

O evento constituiu-se como um espaço de encontro para todos os interessados no e-learning, tendo contado com a partilha de experiências de representantes da Universidade de Lisboa, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do Minho, NKI (Noruega), Porto Editora, Proinov, Vodafone Portugal e CISCO Portugal.

Consulte aqui as apresentações do evento:
 

Fotos do evento

Novas Tecnologias, elearning e Aprendizagem - Futurália            Novas Tecnologias, elearning e Aprendizagem - Futurália         Novas Tecnologias, elearning e Aprendizagem - Futurália

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conferência "A Nova Geração e-learning" decorre na Futurália com sucesso

"A Nova Geração e-learning" foi o tema central de mais uma conferência de sucesso realizada pela TecMinho, de forma a promover boas práticas a nível nacional, tendo registado uma grande adesão. Decorrida na Futurália - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, no Parque das Nações em Lisboa no passado dia 10 de Dezembro de 2008, o evento realizado em parceria com a Futurália contou com cerca de 200 participantes das mais variadas instituições (instituições de ensino superior e de formação, empresas, organismos públicos, escolas, entre outras).

As novas tecnologias de informação e comunicação permitem novas abordagens aos processos de aprendizagem. Como tal, e de forma a conhecer os novos desafios colocados, a conferência contou com um painel de especialistas em e-learning que abordaram temas como o Mobile Learning, Web 2.0, web social, nova geração e-learning, e e-learning 3.0.

O evento constituiu-se como um espaço de encontro para todos os interessados no e-learning, tendo contado com a partilha de experiências de representantes da Universidade do Porto, Instituto Nacional de Administração, EduWeb Portugal, SINFIC, Universidade do Minho, e Instituto The Graal.


 Imagens do evento:

 A Nova Geração e-learning - Futurália 2008        A Nova Geração e-learning - Futurália 2008        A Nova Geração e-learning - Futurália 2008    

 Futurália 2008                  Mesa de oradores         Plateia

 A Nova Geração e-learning - Futurália 2008           A Nova Geração e-learning - Futurália 2008          A Nova Geração e-learning - Futurália 2008

 Auditório Multiusos           Oradores                        Plateia 2

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conferências e-learning na Qualifica (Exponor)

O Centro e-Learning da TecMinho é responsável por organizar anualmente uma conferência e-learning, a convite da EXPONOR, durante a FEIRA QUALIFIC@.

Em 2008, a conferência “e-learning 2.0” decorreu a 15 de Fevereiro, contando com mais de 100 participantes.

Conferências e-learning na Qualifica  Conferências e-learning na Qualifica

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter