TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Manutenção

Se a produção é o coração do negócio, a manutenção é o fígado. Bem estruturada e integrada, a manutenção dos ativos produtivos permite filtrar o fluxo de trabalho e purificá-lo.
Equipamentos em bom estado de funcionamento produzem mais e sem defeitos, duram mais tempo sem se avariarem nem diminuírem a sua capacidade, e têm ciclos de retorno do investimento mais rápidos. Estas situações ideais não acontecem por desconhecimento ou por falta de resposta a perguntas que devem ser colocadas e respondidas.

  • O equipamento está sempre a parar ou a produzir com defeitos. Faço intervenções regulares de manutenção, reparando o que se avaria, mas esta volta a aparecer. O problema está no equipamento?
  • O pessoal tem relutância a fazer a limpeza do equipamento. Quando começa a dar problemas, espera que pare definitivamente para chamar o técnico. Como resolver este problema que me dá prejuízos elevados?
  • Não consigo parar a produção para fazer a manutenção do equipamento. O planeamento é apertado e tenho que ganhar dinheiro a produzir em vez de perder dinheiro a pagar a reparação. Estou a pensar bem ou mal?
  • Tenho sempre peças de substituição para todos os equipamentos que estão montados na empresa. Preciso do espaço que ocupam para montar outra linh, mas tenho medo que algum se avarie e tenha faltas se diminuir o stock destas peças. Existe alguma solução para resolver este dilema?
  • Sempre que um equipamento se avaria compro um novo porque a produção não pode esperar. Tenho uma equipa de técnicos competentes e uma oficina de manutenção bem estruturada que assumo, mas que não têm trabalho suficiente. Acumulei também um conjunto de equipamentos no armazém com avarias que estão a ocupar um espaço que me faz falta para outras atividades. Pergunto-me se me enganei na estratégia. Há resposta para isto?
  • Estou indeciso sobre o próximo investimento em equipamento. Há soluções para que possa ter os equipamentos sempre bem assistidos e a funcionar bem sem ter que assumir os custos de uma estrutura de manutenção? 

 

ESPECIALISTAS

Jorge Cavaleiro

Experiência como gestor, administrador, gerente, coordenador, consultor e administrador em diversos setores e funções estratégicas comerciais, operacionais e logísticas, produtivas e de manutenção na Indústria pesada e ligeira, comércio e serviços; desenvolve atividade no ensino superior, onde foi coordenador de diversos cursos e membro dos quadros académicos, diretivos e científicos; consultor de empresas em Portugal, Angola, Moçambique e Estados Unidos.

Marcar consulta

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter