TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Industrial / Produção

A produção é o coração da empresa. Muitas vezes falha na resposta que tem que dar às solicitações de mercado. Inúmeras questões se colocam, mas frequentemente surgem como pedido de ajuda de situações transversais aos diversos setores de atividade. 

  • Faço o planeamento da produção mas sou sistematicamente forçado a alterar o que está definido, porque não consigo gerir as emergências. Há solução?
  • A produção não consegue ter / criar elasticidade para se adaptar às diversas características dos meus clientes. Posso fazer algo rapidamente?
  • Gasto mais tempo a movimentar materiais de máquina para máquina do que a produzi-los. Será que posso diminuir este encargo?
  • A minha produção ficou sobredimensionada. Existe uma solução para apenas utilizar o que necessito no momento, reduzindo os meus encargos?
  • Nunca tenho tempo para manter os meus equipamentos em bom estado. Tenho que produzir mais para compensar o que sai fora de conformidade. Como é que posso anular este desperdício?
  • A produção sai sempre atrasada e os clientes, embora fiéis, estão a perder a paciência. Estou a fazer tudo mal ou há salvação?
  • O que deve mudar/evoluir na organização? Que passos são fundamentais? Que investimentos ter em conta? Como definir a metodologia e que etapas e actividades devem ser consideradas? Exemplo real de cronograma síntese de implementação de um projecto Lean.
  • Como pôr em prática os 5S e o SMED? Exemplos preenchidos de matrizes de registo SMED e da evolução dos tempos de mudança.
  • Métodos de medição de tempos e de balanceamento de postos de trabalho: Qual o método mais adequado ? Como tirar partido da medição e registo de tempos para aumentar a produtividade? Exemplos preenchidos e comentados de folhas de registo de tempos, de balanceamento e de acções de melhoria.
  • Quais os objectivos e indicadores Lean para seguir a efectiva e esperada melhoria na gestão da produção? Exemplos comentados de objectivos e indicadores Lean.

 

ESPECALISTAS

Jeremim Martins

Com um percurso profissional de 36 anos tem sólidos conhecimentos e uma vasta experiência prática e de formação nos domínios da gestão de projetos, dos sistemas de gestão da qualidade e das ferramentas avançadas da qualidade, incluindo as exigidas pela Norma ISO TS 16949 e pelo setor automóvel, tais como o FMEA e APQP/PPAP, bem como nas principais ferramentas associadas ao Lean Manufacturing.

Jorge Cavaleiro

Experiência como gestor, administrador, gerente, coordenador, consultor e administrador em diversos setores e funções estratégicas comerciais, operacionais e logísticas, produtivas e de manutenção na Indústria pesada e ligeira, comércio e serviços; desenvolve atividade no ensino superior, onde foi coordenador de diversos cursos e membro dos quadros académicos, diretivos e científicos; Consultor de empresas em Portugal, Angola, Moçambique e Estados Unidos.

 

Marcar consulta

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter