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Gestão de Recursos Humanos

As organizações funcionam com base nas pessoas que as compõem. São elas que garantem o seu sucesso ou insucesso. As respostas sobre a forma de atrair, desenvolver e reter as pessoas com o perfil adequado às características, necessidades e objetivos da organização são escassas e difíceis. Conte connosco para ajudar a encontrar algumas:

  • Nem sempre contratamos as pessoas com o perfil adequado. No momento da seleção parecem-nos as pessoas certas, mas depois percebemos que nos enganamos. De que forma podemos melhorar o processo de recrutamento e seleção?
  • É melhor ser a empresa a recrutar e selecionar as pessoas que precisa ou será mais adequado contratar uma entidade que desenvolva este processo?
  • A missão, visão e valores da minha organização estão corretamente definidos?
  • Que estratégias eficazes podemos utilizar para acolher e integrar novos colaboradores na empresa?
  • Os colaboradores reagem, tendencialmente, mal às mudanças que tentamos implementar. Que estratégias podem ser utilizadas para diminuir estas resistências?
  • Vale a pena implementar um sistema de gestão e avaliação de desempenho na empresa / organização? Quais os aspetos a ter em conta neste processo?
  • Uma empresa de software fez uma demonstração muito interessante de um software para a gestão e avaliação de desempenho. Acho que tem tudo o que é necessário. Será adequado implementar o sistema de avaliação de desempenho na empresa com base nessa ferramenta?
  • Os colaboradores reagem mal à avaliação de desempenho. Como posso melhorar o processo de avaliação e feedback?
  • Como posso melhorar uma entrevista de feedback associada à gestão e avaliação de desempenho?
  • Como posso melhorar os resultados da formação que é ministrada para os colaboradores da empresa?
  • Fala-se muito em gestão por competências. Isto é apenas uma moda ou tem vantagens? Qual a relação custo-benefício?
  • As pessoas queixam-se bastante da dificuldade em obter informação relevante para o seu trabalho. Às vezes há erros cometidos porque a informação não circulou corretamente. Como posso melhorar o processo de comunicação interna?
     

ESPECIALISTAS

Cristiano Silva

Consultor Sénior RH e Desenvolvimento Organizacional, com intervenção em diferentes tipos de empresas; consultor especialista (RH) em projetos de formação-ação em empresas; experiência em diferentes domínios da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, seja enquanto gestor de recursos humanos, seja enquanto consultor.

Paulo Silva

Coordenador de projetos de formação e desenvolvimento de recursos humanos e consultor de empresas nos mesmos domínios. Autor e coautor de publicações nas áreas da gestão por competências, perfis profissionais e formação. Experiência em projetos internacionais e em gestão e coordenação de equipas. Formador nas áreas da gestão de recursos humanos, formação e pedagogia.

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