TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Estratégia

Definir uma estratégia ou proceder a alterações estratégicas associadas ao negócio é das responsabilidades mais críticas que um dirigente ou profissional com responsabilidades elevadas enfrenta. As várias solicitações do dia a dia e a legítima focalização na reação aos problemas que vão surgindo, dificultam o necessário distanciamento para refletir e tomar decisões de natureza mais estratégica. 

A Clínica de Negócios da TecMinho proporciona um apoio neste domínio, permitindo um aconselhamento / orientação sobre vários assuntos, tais como:

  • Conceber/Validar/Alterar o rumo estratégico da empresa;
  • Como comunicar a estratégia internamente e externamente;
  • Trabalhar a identidade da empresa. Visão, missão, valores, cultura de organização, ligação ao meio envolvente;
  • Debater a análise estratégica – ex: SWOT, 5 forças de Porter, CANVAS;
  • Caracterizar o negócio da empresa. Qual é o negócio? Onde está o mercado?
  • Qual o potencial do mercado? Que quota de mercado se almeja? Como fazer pesquisa de mercado?
  • Precisar os objetivos gerais da estratégia da empresa – sustentabilidade, incremento do negócio, rentabilidade económica, I&D/Inovação…
  • Identificar os problemas (conflitos, contradições) de uma determinada opção estratégica, medir o risco;
  • Internacionalização;
  • Marcas;
  • Fatores críticos de sucesso.

ESPECALISTAS

Álvaro Cristóvam

Experiência de 40 anos abrangendo: a gestão e a consultoria em contexto empresarial; o lançamento de empresas; a docência universitária; a participação em programas de empreendedorismo e formativos. Compreensão dos condicionalismos da gestão das empresas, privilegiando intervenções em: estratégia; consultoria de apoio à tomada de decisões; análise de viabilidade; a análise organizacional.

Marcar consulta

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter