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Comercial / Vendas

A ação comercial desenvolve-se em toda a envolvente da cadeia de abastecimento. Fundamental para que todos os processos de troca permaneçam ativos e rentáveis, a função comercial deve exercer-se proativamente na cabeça e na execução de todos os profissionais. Estamos, por isso, capacitados para apoiar e orientar na resposta a diversos problemas ou situações neste domínio, tais como:  

  • Os meus compradores são administrativos de pedidos. Recebem, processam e encaminham as necessidades sem qualquer intervenção crítica. Por vezes corre mal e são responsabilizados por isso. Será que o problema está neles ou na estrutura que montei?
  • Os meus vendedores nunca visitaram nem o armazém nem a produção. Frequentemente vendem os produtos e não sabem se existe, se pode ser fabricado ou se corresponde às expetativas de design que o cliente lhes pede. O vendedor tem que fazer mais do que a sua atividade básica? Que tarefas e responsabilidades devem ser atribuídas ao vendedor?
  • As compras apenas procuram novos fornecedores para aumentar a sua oferta comercial. Por vezes somos surpreendidos com novas soluções de satisfação através dos concorrentes. Os compradores também fazem benchmarking? E o procurement, limita-se à compra efetiva?
  • Os pedidos são sempre para ontem. Tenho compradores num estado de nervos muito negativo para a sua produtividade. Por vezes, a mercadoria urgente chega e fica interminavelmente no armazém. Esta realidade é irresponsabilidade ou falta de confiança na estrutura de compras?
  • As vendas apenas se preocupam com a resposta às suas solicitações independentemente do meio para as atingir. Devo responsabilizá-las pelo conhecimento que devem ter da estrutura montada e da capacidade instalada que existe na empresa?
  • Os fornecedores arranjam sempre justificação para os inconvenientes que causam. Devem ser avaliados pelas compras? Que métodos devem utilizar e quais são as responsabilidades que lhes devo imputar?

Adicionalmente, podemos apoiar:

  • Organização do departamento comercial
  • Estabelecer objetivos
  • Avaliar desempenho de comerciais
  • Gestão da equipa comercial
  • Gestão do Pipeline / previsão de vendas
  • Concorrência
  • Grandes contas
  • Reclamações
  • Cobranças

 

ESPECIALISTAS

Jorge Cavaleiro

Experiência como gestor, administrador, gerente, coordenador, consultor e administrador em diversos setores e funções estratégicas comerciais, operacionais e logísticas, produtivas e de manutenção na Indústria pesada e ligeira, comércio e serviços; desenvolve atividade no ensino superior, onde foi coordenador de diversos cursos e membro dos quadros académicos, diretivos e científicos; consultor de empresas em Portugal, Angola, Moçambique e Estados Unidos.

António Xavier.

MBA Executivo em Marketing (EGP). Licenciatura de Gestão de Marketing (IPAM). Formador certificado desde 1996.Docente no ISVOUGA. Possui mais de 25 anos de experiência na área comercial em diversos setores de atividade. Durante o percurso profissional acumulou funções de formador e consultor estando atualmente dedicado exclusivamente às funções de formador e consultor em Gestão e Marketing, Gestão de E-Marketing e E-Commerce, e no Desenvolvimento de diferentes Projetos de Internacionalização.

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