TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade

Plataformas tecnológicas   |   Plataformas de procura de parceiros  |   Notícias e Eventos
 

O Horizonte 2020 é o Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação que conta com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020. Trata-se do maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

Este instrumento encontra-se estruturado em 3 pilares prioritários:
 

Horizonte 2020
 
Excelência Científica
(32% do orçamento
  Liderança Industrial
(22% do orçamento)
  Desafios Societais
(39% do orçamento)

- Conselho Europeu de Investigação

- Tecnologias Futuras e Emergentes

- Ações Marie Skłodowska-Curie

- Infraestruturas de Investigação Europeias
 

 

- Nanotecnologias, Materiais avançados, Biotecnologia, Fabrico e Transformação avançados

- Acesso a financiamento de risco

- Apoio a pequenas e médias empresas
 

 

- Saúde, Alterações demográficas e Bem-Estar

- Segurança Alimentar, Agricultura sustentável, etc.

- Energia Segura, Não Poluente e Eficiente

- Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados

- Ação climática, Ambiente, eficiência de recursos e materiais primas

- Sociedades inclusivas, inovadoras e pensadoras
Sociedades seguras
 

 
Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, Centro Comum de Investigação (JRC), Disseminar a Excelência e Alargar a Participação, Ciência com e para a Sociedade

 

Consulte as Calls abertas e o calendário indicativo das datas de abertura e fecho de Calls no site do Gabinete de Promoção do Progama Quadro de I&DT da FCT.


Mais informação disponível no site oficial da Comissão Europeia.

 

Plataformas tecnológicas

As plataformas tecnológicas são associações lideradas por empresas que têm por objetivo definir uma agenda estratégica de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação a médio e longo prazo, e estabelecer diretrizes para a sua concretização. Estas plataformas pretendem reunir todos os atores relevantes em determinada setor de atividade, desde empresas, centros tecnológicos, organismos de investigação e comunidade académica, comunidade financeira, autoridades públicas e a sociedade civil em geral. As plataformas potenciam o progresso tecnológico e as estratégias de investigação a nível europeu, nacional e regional, encorajando o investimento público e privado em I&D e inovação em áreas tecnológicas chave.

Os principais objetivos das plataformas tecnológicas são os seguintes:
- Potenciar a colaboração entre os diferentes atores de determinado setor, assumindo a indústria o papel de liderança dentro da plataforma;
- Influenciar as prioridades europeias no setor em que atuam para as atividades de I&D financiadas pelo H2020;
- Impulsionar a participação dos membros em diferentes programas europeus de apoio à I&D.

As plataformas tecnológicas foram um instrumento desenhado e lançado em 2003 pela Comissão Europeia em áreas nas quais a competitividade, o crescimento económico e o bem-estar dependem de importantes progressos científicos e tecnológicos. Neste momento, existem 38 plataformas tecnológicas agrupadas em 6 grandes áreas: bio-economia, energia, ambiente, ICT, produção e processos e transportes.

Clique aqui para mais informação sobre as plataformas tecnológicas.

 

ETP Nanomedicine - Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina

A Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina (ETPN) tem por objetivo aumentar a competitividade europeia no campo da nanomedicina, para capitalização de novos avanços no domínio dos cuidados e terapias de saúde. De entre os principais objetivos da plataforma destacam-se o estabelecimento de uma visão estratégica para a área, materializada numa Agenda Estratégica para a Investigação; a redução da fragmentação na investigação nanomédica; a mobilização de investimentos adicionais de natureza pública e privada; a definição de áreas prioritárias de atuação e a dinamização de inovação em nanobiotecnologias para aplicação médica.

A ETPN definiu os seguintes tópicos prioritários de atuação:
  - Técnicas de diagnóstico, incluindo imagiologia, baseadas em nanotecnologia;
  - Entrega e libertação controlada de fármacos;
  - Medicina regenerativa.

A estes tópicos de especialidade na área, acrescentam-se outras áreas de interesse mais horizontais na área da nanotecnologia, como a disseminação do conhecimento, questões de direitos de propriedade industrial, standards, questões éticas, de segurança, toxicológicas e ambientais, bem como a perceção do público em geral.

Principais iniciativas da ETPN:

- White Paper – Contribution of Nanomedicine to Horizon 2020 - documento estratégico onde são apresentadas uma série de recomendações chave para a Comissão Europeia e Estados Membros da UE criarem um ecossistema favorável à implementação da Nanomedicina na Europa;

- NanoMed Map - Mapeamento das competências europeias em nanomedicina;

- Newsletters da ETPN;

- ETPN Brokerage feature - secção de brokerage que torna possível a divulgação de ideias de projetos, perfis de colaboração e identificação de parceiros;

- Roadmaps in Nanomedicine Towards 2020 - Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) – documento com as principais linhas de investigação, desenvolvimento e inovação prioritárias para o setor da nanomedicina.

 

Plataforma Tecnológica Europeia para a Química Sustentável

A Plataforma SusChem aborda os desafios de I&D específicos da indústria química e de biotecnologia na Europa. As áreas prioritárias de atuação da SusChem incluem eficiência de energia e de recursos, água, matérias-primas, cidades inteligentes, tecnologias facilitadoras (biotecnologia, materiais e processos) e educação.

Principais iniciativas da plataforma Suschem:

- Grant-it – Portal interativo para procura de oportunidades de financiamento na área da química sustentável. O portal permite a divulgação e ou identificação de ideias de projeto, procura de parceiros e oportunidades de financiamento;

- Suschem Brokerage events – eventos periódicos que juntam os principais stakeholders e membros da plataforma e onde são apresentadas e discutidas ideias para novos projetos, incluindo sessões de speed dating.

 

 

Plataformas de procura de parceiros


Pretende formar um consórcio ou integrar uma candidatura em preparação?


Existem várias plataformas de procura de parceiros direcionadas a promover o networking e colaboração entre universidades, centros de investigação e empresas, através de funcionalidades de publicação de perfis de colaboração e procura de parceiros.
 

 

CORDIS Partner Service

Plataforma oficial da Comissão Europeia

 

 

 

Fit for Health 2.0

Plataforma que visa promover e reforçar a participação de empresas do setor da saúde no Horizonte 2020

 

 

Health Competence

Plataforma que inclui a lista de todos os projetos, e respetivos consórcios, financiados pela comissão europeia desde 2004 nas áreas das ciências da vida.

 

 

NMP TeAm Partner Search

Plataforma de procura de parceiros na área dos materiais avançados, biotecnologia e processos de fabrico avançados.


Notícias e Eventos

Notícias

Nanotecnologias, Materiais Avançados & Saúde: do conhecimento ao paciente - Cantanhede | 30 abril de 2014

Sessão "Nanotecnologias, Materiais Avançados & Saúde: do conhecimento ao paciente" no INL, em Braga | 29 de abril de 2014

Call para ideias de projeto / perfis de colaboração nas áreas da biotecnologia/saúde/nanotecnologia | 24 de abril de 2014

Abertas as candidaturas para o SME Instrument - Nova medida de apoio às PME do Horizonte 2020 | 18 de junho de 2014

TecMinho incentiva participação de empresas na secção de brokerage da ETPN | 28 de fevereiro de 2014

Concurso de ideias para projetos de I&D | 31 de Janeiro de 2013 

 

Eventos

Eventos de networking co-organizados pela Entreprise Europe Network (aqui).

 

 

Para qualquer informação, contacte:

Pedro Silva | apsilva@tecminho.uminho.pt

 

A presente iniciativa está enquadrada numa operação que beneficia de apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, para mais informações consulte a página do projeto.

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter