Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade

 

O projeto MaisTec, promovido por um consórcio que engloba a Sanjotec, enquanto promotora, a TecMinho, Universidade de Aveiro e Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), tem como objetivo primordial aumentar a competitividade da Região Norte, nomeadamente do tecido empresarial, e a criação de valor, através da transferência de conhecimento e tecnologia pelas entidades do consórcio. Assente nas áreas de especialização de tecnologias de produção, polímeros, compósitos e materiais avançados, moldes, materiais, energia e habitat, o presente projeto visa dar resposta a várias falhas de mercado atuais como os baixos níveis de investimento privado em I&D atualmente verificados, a excessiva fragmentação dos sistema científico e tecnológico, assim como a dificuldade de articulação entre entidades de I&I, indústrias e utilizadores avançados.

Para o efeito, este projeto apresenta um conjunto de objetivos específicos, dos quais se destacam:

  • Fomentar a mudança cultural a favor da importância da transferência tecnológica e do conhecimento científico;
  • Incentivar o aumento do investimento das empresas em I&I;
  • Fomentar a criação de projetos de transferência e utilização de conhecimento;
  • Promover a cooperação entre as empresas e instituições de investigação, tornando-as mais competitivas;
  • Promover de forma integrada a oferta de serviços e produtos diferenciados, assentes na inovação;
  • Incentivar o surgimento de novos projetos semente e de spin-offs, no âmbito do sistema de I&I, com vista à transformação de ideias inovadoras em iniciativas empresariais.


O plano de ação pretende, desta forma, dinamizar iniciativas que articulem e promovam as necessidades e desafios do tecido empresarial e da sociedade, a transformação de ideias e dos desafios em projetos semente e a geração de novas spin-offs, bem como a interação do projeto com as tendências e avanços científicos e tecnológicos existentes, com o intuito de manter o projeto competitivo, capaz de solucionar os problemas atuais com tecnologias mais avançadas.

Para tal, o projeto assume-se como crucial na promoção e articulação entre núcleos de transferência tecnológica e as necessidades das empresas e da própria sociedade, de forma a transformar as ideias inovadoras em iniciativas empresariais. A I&I neste projeto assume, assim, um papel fundamental para a prossecução e concretização das atividades preconizadas.

Para mais informações poderá consultar o site do projeto ou contactar a Paula Dias.

 

Parceiros e cofinanciamneto:

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter