TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
MagikBook, o catálogo inteligente

www.magikbook.com

Imagine que está a consultar um catálogo e que, a cada página, lhe são apresentados conteúdos multimédia adicionais, através de um tablet. Aos textos descritivos, às especificações do produto e às fotografias presentes no catálogo, juntam-se vídeos, animações e conteúdos interativos.

Esse catálogo existe. Chama-se “Magik Book” e foi desenvolvido por Hugo Ribeiro e Pedro Branco, na Universidade do Minho. O produto recorre à realidade aumentada para conjugar a dimensão física de um livro com a interatividade do meio digital.

Em cada folha do catálogo é inserida uma banda magnética. De cada vez que se vira uma página, causa-se uma interferência no campo magnético envolvente, a qual é detetada por sensores contidos no tablet. Através desta técnica, é possível apurar a página em que o leitor se encontra e, a partir daí, sincronizar os conteúdos digitais com os impressos.

Esta tecnologia foi inicialmente pensada para aplicar em livros infantis. Porém, o consequente aumento do custo de produção dos livros, aliado à dificuldade em implementar a sua demonstração nas livrarias, levou os criadores do produto a mudarem de estratégia e a apostarem na criação de catálogos inteligentes.

Os primeiros testes estão a ter lugar no mercado automóvel. Mais tarde, a ideia poderá vir a ser aplicada em outras áreas, como, por exemplo, o retalho. A necessidade de as lojas proporcionarem uma experiência diferenciada, face ao comércio online, assim como a facilidade de utilização do Magik Book, poderão levar à sua implementação em grandes superfícies comerciais.

Um dos desafios deste conceito passa pela automatização da produção. Atualmente, a inserção das bandas magnéticas é feita manualmente, o que aumenta o custo de produção de cada catálogo. Não tendo encontrado nenhum parceiro em Portugal para produzir o Magik Book, os responsáveis pelo projeto estabeleceram uma parceria com uma empresa de Hong Kong. No horizonte, está a criação de uma infraestrutura própria para produzir os catálogos, embora esse cenário esteja sempre dependente do aumento do volume de negócios.

A equipa que está a desenvolver este produto e a colocá-lo no mercado é composta por oito pessoas, especializadas em áreas como o marketing, o desenvolvimento de software, o design ou as plataformas digitais. O Magik Book foi lançado em 2018 e já obteve 350 mil euros em financiamento, por parte de business angels e de fundos de investimento. O Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho esteve envolvido na fase inicial deste projeto.

 

Hugo Ribeiro - MagikBook

Hugo Ribeiro


 

« Voltar a "Casos Práticos de Sucesso"

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter