
Objetivos do projeto
O projeto europeu de investigação FOLSMART, coordenado pela Associação Universidade Empresa para Desenvolvimento – TecMinho, vai permitir realizar testes clínicos de Fase I em humanos com um novo tratamento para a Artrite reumatóide. Até agora, o tratamento desta doença, sem cura e incapacitante, é efetuado com um fármaco que, além de não ser tolerado por todos os doentes, apresenta efeitos secundários muito fortes. A nova terapia a ser estudada pretende testar uma nanopartícula, com ácido fólico à superfície (vitamina B9) o que permitirá uma melhor aplicação do fármaco.
Atividades principais
O projeto pretende, além do desenvolvimento de uma nova terapia, levar a cabo ensaios pré-clínicos em animais e avançar, posteriormente, para a realização de ensaios clínicos em humanos, utilizando nanopartículas para administrarem o tratamento, que permitam testar a sua eficiência face aos procedimentos utilizados atualmente.

O Projeto FOLSMART recebeu financiamento da União Europeia (acordo Nº 683356), sob o programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, na área de "Nanotecnologias, Materiais Avançados e Produção" (H2020-NMP-PILOTOS-2015), sob o tema "Novas nanomatrizes e nanocápsulas" (NMP-06-2015).
Parceiros
- TecMinho (Portugal)
- SYNOVO GMBH Germany
- Universitaet fuer Bodenkultur Wien (Áustria)
- Blueclinical - Investigação e Desenvolvimento em Saúde, Lda. (Portugal)
- Suanfarma Biotech SGECR, SA (Espanha)
- Medizinische Universitaet Wien (Áustria)
- Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale - INSERM (França)
- Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC (Portugal)
- GABO:mi Gesellschaft für Ablauforganisation :milliarium mbH & Co. KG (Áustria)
|