TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Série "Casos Práticos de Sucesso na Transferência de Conhecimento entre Universidades e Empresas"

 

 

Bio2Skin
Bio2Skin, o adesivo que não cola
Chama-se “Bio2Skin”, é fabricado com materiais biológicos e estabelece ligações de hidrogénio com a água que existe na pele. Enquanto que outros adesivos colam em qualquer superfície, o Bio2Skin adere apenas a superfícies com uma grande quantidade de água. Funciona como uma espécie de íman.

  

NanoPaint
Tintas eletroativas: não é só uma questão de cor
O efeito do peso dos carros no tabuleiro de uma ponte pode ser quantificado em tempo real, recorrendo apenas a uma tinta. Não se trata de escolher a cor certa, mas a tinta certa. Mais propriamente, uma tinta piezoresistiva. Este é apenas um dos produtos desenvolvidos, desde 2016, pela Nanopaint.

  

Terapia Fágica
Quando os vírus ensinam a combater bactérias
Aprender a combater bactérias observando a atuação de alguns vírus - foi este o princípio que orientou uma equipa de investigadores da Universidade do Minho, durante o projeto que resultou na síntese das enzimas antimicrobianas. A partir do código genético dos vírus bacteriófagos, os quais produzem partículas capazes de destruir células, foram sintetizadas enzimas que cortam as ligações da parede das bactérias e que provocam a sua destruição.

  

Microcápsulas
Quão grande é uma microcápsula?
Um grupo de investigadores da Universidade do Minho desenvolveu um novo tipo de microcápsulas, que se ativam através da luz solar, dispensando qualquer tipo de ação mecânica. São compostas por polímeros naturais ou sintéticos, com diferentes níveis de rigidez, e sobre a sua superfície externa são dispersas partículas mil vezes mais pequenas. Quando expostas à luz solar, estas provocam a abertura das microcápsulas e libertação dos agentes.

  

MagikBook
Magik Book
Imagine que está a consultar um catálogo e que, a cada página, lhe são apresentados conteúdos multimédia adicionais, através de um tablet. Aos textos descritivos, às especificações do produto e às fotografias presentes no catálogo, juntam-se vídeos, animações e conteúdos interativos. Esse catálogo existe. Chama-se “Magik Book” e foi desenvolvido por Hugo Ribeiro e Pedro Branco, na Universidade do Minho.

 

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter