Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
ATENA - Access To EducatioN for All

O projeto "Atena - Access To EducatioN for All" pretende trocar boas práticas no setor de Educação e Formação Profissional, respondendo ao apelo a uma mudança na educação e concentrando a sua missão na melhoria do ecossistema da educação e formação profissionais como instrumento de mudança social e cultural.

Metas:

O projeto responde a duas prioridades estreitamente interligadas:

  • o desenvolvimento profissional de professores, formadores e tutores de formação profissional (meta primária);
  • inclusão social, numa perspetiva que considera o profissionalismo e o crescimento da consciência por parte dos docentes/formadores uma condição essencial para um sistema de formação inclusiva para todos.


O projeto ATENA pretende identificar e implementar (a partir do contexto de referência que caracteriza cada organização parceira) estratégias concretas e modalidades para a aplicação dos princípios da informação e formação acessível.

Tem como objetivo a elaboração, avaliação e implementação de uma Declaração de Intenções sobre Acessibilidade, documento de referência para a promoção e aplicação de políticas de acessibilidade no contexto educacional e, sobretudo, na produção de informação e materiais educacionais. Esta declaração será concebida num processo de cocriação de conteúdo que envolverá tanto o principal grupo-alvo, como os beneficiários finais.

O conceito do projeto provém da atenção particular da Bluebook em relação às questões relacionadas com a acessibilidade da comunicação, da reflexão colectiva sobre estas questões e uma pesquisa interna de autoavaliação realizada por cada parceiro individual.

Através do processo de autoavaliação, foram analisados os seguintes elementos-chave de informação e perfil educacional - em relação aos materiais digitais disponíveis online - das organizações parceiras:

  1. padrões de acessibilidade para o site de cada organização (os sites foram avaliados usando a ferramenta de avaliação WAVE Web Accessibility);
  2. padrões de acessibilidade de uma amostra de documentos divulgados no site de cada parceiro.


Os dados recolhidos forneceram um perfil atualizado sobre o nível de acessibilidade dos materiais de ensino online de cada organização e, embora não sejam exaustivos, mostram que a maioria das ferramentas apresentadas não é acessível ou apenas parcialmente acessível. Além disso, a autoavaliação mostrou que nenhuma das organizações parceiras apresenta uma Declaração de Acessibilidade oficial ou uma Declaração de compromissos específica.

Fases da Metodologia:

  • Elaboração e implementação de um questionário interno,
  • análise dos dados recolhidos e implementação de um relatório final,
  • planeamento e implementação de uma série de reuniões de co-planeamento,
  • elaboração do documento final e criação de um documento específico para acompanhamento de médio prazo,
  • promoção do documento dentro de cada organização,
  • apresentação do documento aos tomadores de decisão políticos a nível local e regional.


Após o encerramento do projeto (após cerca de seis meses), os parceiros avaliarão os resultados alcançados: os dados recolhidos serão analisados coletivamente para verificar os seus pontos fortes e fracos, na perspetiva de fortalecer e expandir as atividades.

Entidades parceiras:
    Panevezio darbo rinkos mokymo centras – Lituânia
    TecMinho - Portugal
    Strokovni izobrazevalni center Ljubljana – Eslovénia
    BlueBook - Itália
    Istituto di istruzione superiore Boselli – Itália

Contactos:
Ana Dias
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590

Co-financiado pelo programa Erasmus+

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter