e-Learning

Participe no Estudo sobre competências dos Docentes/Formadores de Formação Profissional em Avaliação Digital

28/02/2022

Para apoiar professores e formadores do Ensino e Formação Profissional a utilizar a avaliação digital/online com os seus alunos e formandos, o projeto “eAssessment in VET” que a TecMinho integra como entidade parceira, lançou um Questionário para conhecer melhor as competências digitais dos professores/formadores nas áreas relevantes para a Avaliação online.

O questionário baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), e analisa as competências atuais e as necessárias pelos docentes para o desenvolvimento e utilização de tecnologias digitais na avaliação (formativa e sumativa) na Formação Profissional, de modo a enriquecer as estratégias de avaliação existentes, e facilitar abordagens inovadoras.

O questionário (tomará 5 minutos a preencher) está a ser aplicado em Portugal, Alemanha, Bélgica, Grécia, Lituânia e Reino Unido.

»» Se é docente ou formador do Ensino e Formação Profissional, participe neste estudo, preenchendo um breve questionário disponível em
 https://www.surveymonkey.com/r/T6FPCQK?lang=pt ««

“As tecnologias digitais podem contribuir para o acompanhamento direto do progresso dos alunos, para facilitar o feedback e para permitir aos educadores avaliar e adaptar as suas estratégias de ensino".

O projeto “eAssessment in VET” irá apoiar professores e formadores do EFP a planear, implementar e utilizar a avaliação digital com os seus alunos/formandos, fornecendo orientações, ferramentas, boas práticas, e acesso a uma comunidade online aos docentes.

Poderá aceder a mais informação sobre o projeto “eAssessment in VET”, seus objetivos e resultados aqui.

Agradecemos a sua colaboração!

TecMinho
Dep. Formação & Desenvolvimento - formar@tecminho.uminho.pt