A Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento – TecMinho foi constituída em 24 de Julho de 1990, no seio da Universidade do Minho, apresentando-se como a sua primeira Interface. Evoluindo ao longo destes 30 anos de existência, a TecMinho tem-se pautado por uma dinâmica inerente ao que desenvolve na academia, e pela interação com o contexto externo, em especial o económico e o social. A TecMinho promove, durante o ano de 2020, as comemorações do seu 30º Aniversário. Um conjunto de eventos/iniciativas, que decorrerão ao longo do ano, representam aquilo que durante os últimos 30 anos foram o reflexo da nossa atividade, mas também o nosso posicionamento para aquilo que será o futuro.

Eventos

24
Jul
09H30-18H00
Webinar

Inovação.
Que caminhos?

A conectar a inovação há 30 anos.

A 24 de julho de 2020, a TecMinho celebra o seu 30.º aniversário, promovendo o Webinar INOVAÇÃO. QUE CAMINHOS?

Entre as 9:30 e as 18:00, serão apresentados e debatidos em painéis distintos, com oradores de renome, as temáticas que respondem atualmente aos fatores de competitividade críticos das organizações nacionais.

Se a INOVAÇÃO é o fator chave de sucesso para a criação de valor, perceba connosco como a pode utilizar nas mais diversas áreas de atuação.

26
Fev
O papel das Interfaces no Contexto Científico e Económico.

"O Papel dos Interfaces no Contexto Científico e Económico" foi o tema escolhido para o workshop que inicia as comemorações do 30.º aniversário da TecMinho, aquela que é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal, e a primeira interface da Universidade do Minho. O evento, decorrido no espaço B-Lounge da Biblioteca, na Universidade do Minho em Guimarães, debateu a visão atual da relevância que as instituições de interface entre a Universidade e Comunidade têm nos ecossistemas de inovação, e perspetivas para o futuro.

Filipe Soutinho (diretor-geral da TecMinho) abriu a sessão, contextualizando o workshop no papel que a TecMinho, como interface, tem vindo a desempenhar ao longo da sua história, "trabalhando e analisando tudo o que é desenvolvido no contexto académico e científico e, refletindo isso para o meio empresarial".

Testemunhos

(...)tive o gosto de acompanhar a evolução da TecMinho e a resposta às necessidades de formação profissional e ao desenvolvimento da educação e da formação à distância. A participação em projetos europeus, a troca de opiniões (nem sempre coincidentes), a participação ativa em cenários nacionais e internacionais, a capacidade de inovação e de liderança são os aspetos que gostaria de realçar nesta celebração dos 30 anos.

Foto Alfredo Soeiro
Alfredo Soeiro
Docente na Universidade do Porto

O seu prestígio tem vindo a crescer de ano para ano, numa manifestação sintomática de um projeto que, nasceu bem, com uma liderança competente e dedicada, mas só possível porque cresceu e se desenvolveu com base numa equipa jovem, que sempre se manteve coesa, teimosamente criativa e inovadora ….e muito trabalhadora.

Foto Jeremim Martins
Jeremim Martins
Formador/Consultor

Nos últimos anos, a TecMinho tem sido um dos pilares para o desenvolvimento de novos gestores de projetos, numa parceria inédita com a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos. Um obrigado a todos aqueles que fazem “acontecer”. Parabéns pelos 30 Anos!

Foto António Andrade Dias
António Andrade Dias
Board IPMA, ex-presidente APOGEP

Como ex-aluno da Universidade do Minho, assim como empreendedor e gestor da XZ Consultores, sempre reconheci na TecMinho uma Organização consistente, competente, implicada e resiliente, assumindo uma missão fundamental para a valorização do conhecimento produzido na universidade, para o reforço da transferência tecnológica e para a promoção do empreendedorismo e constituindo, inequivocamente, um exemplo, não apenas para o mundo científico, mas também para o tecido empresarial.

Foto Júlio Faceira
Júlio Faceira
Administrador da XZ Consultores

TecMinho - 30 anos a produzir conhecimento e boas práticas na Educação/Formação/Aprendizagem que se tornaram uma referência nacional de trabalho e esforço no desbravar de caminhos inovadores e de utopia para o saber mais e fazer melhor em Portugal.

Foto Etelberto Costa
Etelberto Costa
ativista da aprendizagem ao longo da vida , membro da APG e APDSI

A TecMinho, como unidade de interface da Universidade do Minho, nestes seus 30 anos de existência muito tem contribuído para a tão apregoada aproximação entre as empresas e outras organizações da sociedade civil e a Universidade do Minho. Muitas são as vitórias alvo de registo ao longo destes últimos 30 anos nas suas diferentes vertentes de atuação, seja a nível de projetos, de registo de patentes, seja de formação, entre outros.

Foto Paulo Sampaio
Paulo Sampaio
Docente da UMinho – Depº Produção e Sistemas

Ao longo destes anos, temos feito com a colaboração da TecMinho dentro da área da Formação e Imagem Corporativa da nossa empresa, projetos que nos trouxeram e deixaram uma marca positiva. A formação na área comercial, tanto nas instalações da TecMinho como das Frescas Surpresas, trouxe-nos, além de conceitos para aplicarmos, alguns pontos críticos que melhorámos. E acabamos por conhecermo-nos melhor, vermo-nos de dentro para fora e de fora para dentro. A partir daí, iniciámos o nosso caminho no marketing digital e demos os primeiros passos com a loja online.

Foto Agostinho Martins e Elisabete Lourenço
Agostinho Martins e Elisabete Lourenço
Sócios-gerentes da Frescas Surpresas

Costuma-se dizer que o sucesso acontece quando a preparação encontra uma oportunidade. Desde 2012 que a TecMinho tem sido um dos melhores “fornecedores” de oportunidades para poder materializar o meu caminho profissional, quer a nível da forma sinergética como trabalham, quer com os projetos desafiantes e clientes de referência com os quais pude em parceria interagir.

Foto Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalves
Formador Consultor

Encontrei na TecMinho a formação ideal para o desenvolvimento necessário das competências na área de desenho e construção civil. Dotados de uma equipa altamente especializada de formadores, incentivaram e transmitiram conhecimentos eficazes para que pudesse tornar-me num melhor profissional e evoluir na minha carreira e, consequentemente, na minha vida.

Foto Francisco Santos
Francisco Santos
ex-formando do Curso Técnico/a de Desenho de Construção Civil

A TecMinho constituiu um marco decisivo no meu percurso profissional, uma vez que me acolheu como formadora e promoveu em mim a confiança e o compromisso para levar a cabo a minha missão: descobrir, traçar e percorrer os melhores caminhos com os formandos, nos vários percursos formativos.

Foto Paula Rodrigues
Paula Rodrigues
Formadora

Ao responder ao desafio de falar sobre a TecMinho tive que recuar ao ano de 2004! Um tempo em que não se falava de e-learning e indústria 4.0, mas de e-learning 1.0 que girava à volta da disponibilização de conteúdos na plataforma MOODLE. Recuei ao profícuo curso que fiz sobre SCORMS e que foi promovido pela TecMinho. Eu procurava aprender e a TecMinho foi um parceiro sempre presente, desde o início do meu percurso nos ambientes de formação digital. Vem-me à memória momentos ricos de trabalho, colaboração e amizade, tendo sempre como pano de fundo a criação de conhecimento sobre o e-Learning, num crescimento mútuo.

Foto Paula Peres
Paula Peres
Docente no Instituto Politécnico do Porto

O contributo da TecMinho na área da formação online e a distância, 30 anos volvidos, é hoje visto como um esforço notável e pioneiro, num tempo em que o e-learning não estava difundido em Portugal nem era ainda aceite de forma credível. Mas o caminho estava certo e a reputação foi conquistada ao longo de três décadas, com o mercado a procurar e a confirmar a necessidade das soluções em rede.

Foto José Bidarra
José Bidarra
Docente da Universidade Aberta

The collaborations with TecMinho brought to Eucen understanding and expertise in the area of eLearning pedagogies. The contribution of TecMinho to EU-funded projects such as IMPLEMENT was determinant to enhance the totally online products developed by the consortium and guided Eucen towards the world of “digitalisation”.

Foto Carme Royo
Carme Royo
Diretora Executiva da EUCEN

A TecMinho é um parceiro da ITEC de longa data e tem desempenhado, ao logo de mais de 10 anos, um papel fundamental no desenvolvimento da nossa equipa no que respeita a formação técnica e competências comportamentais. Votos de muito sucesso para o futuro.

Foto Paulo Compadrinho
Paulo Compadrinho
Administrador da ITEC - Iberiana Technical

A TecMinho tem sido um destes parceiros, que ao longo dos anos, tem trabalhado com a BorgWarner de forma muito próxima na transferência de conhecimento essencial para a inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de competências, e que sempre o tem feito com um excelente nível de qualidade, algo que nós valorizamos muito.

Foto Lúcia Pereira
Lúcia Pereira
Dep. de Recursos Humanos da BorgWarner

Gostaríamos de realçar o papel ativo e agregador da TecMinho no fomento da capacitação e partilha de conhecimento entre as empresas, contribuindo assim para o reforço da competitividade das mesmas e da região.

Foto Rui Sousa
Rui Sousa
CEO da Market Access

O papel da TecMinho em áreas tão diversificadas como as que constam do seu portfólio tem sido louvável. Destaco, pelo meu conhecimento mais próximo, as intervenções de formação e consultoria em empresas, o proficiente apoio ao empreendedorismo, a transferência de tecnologia; e, sempre, a aptidão para realizar de facto a interação entre a sociedade e a academia.

Foto Álvaro Cristóvam
Álvaro Cristóvam
Consultor e CEO da APC-Consultores

A TecMinho representou, no meu percurso, pessoal e profissional, o mais significativo abrir de olhos e mente, bem para além da linha do horizonte.

Foto Maria Freire
Maria Freire
ex-colaboradora da TecMinho

Partilhámos conhecimento em Tecnologia, Organização, Gestão e Inovação. Partilhámos experiências de consultoria e formação em dezenas de empresas de diversos setores. Crescemos juntos.

Foto Jorge Cavaleiro
Jorge Cavaleiro
Formador /Consultor

A TecMinho assume-se como um verdadeiro parceiro estratégico, na vertente formativa, disponibilizando sempre as soluções mais adequadas ao nosso modelo de negócio, fruto de uma equipa muito competente e sempre disponível para concretizar os nossos objetivos / desafios.

Foto Vítor Mendes
Vítor Mendes
Dep. Recursos Humanos do Grupo Navarra

O mais relevante foi, e será sempre, o lado humano desta organização e das pessoas que a compõem. Que se tornaram amigos, que foram um apoio inquestionável quando atravessei o deserto sem saber se encontraria ou não um oásis. Juntos criamos coisas incríveis, partilhamos momentos inolvidáveis e recolhemos a emoção única de ter clientes satisfeitos e fidelizados.

Foto Maria José Valente
Maria José Valente
Formadora/Consultora

A TecMinho teve também um papel bastante relevante, quando, pouco mais de um ano volvido, optei pela via do empreendedorismo juntamente com os meus colegas de departamento. Porque na TecMinho, não se fala apenas em empreendedorismo, também se pratica.

Foto Dionísio Monteiro
Dionísio Monteiro
ex-colaborador da TecMinho

A TecMinho nestes 30 anos assumiu um papel indispensável como instituição e interface da Universidade do Minho.

Foto Luís Almeida
Luís Almeida
Docente da UMinho – Depº Engª Têxtil

O mais relevante e maior contributo da TecMinho foi proporcionar-me condições adequadas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Foto Luís Bragança
Luís Bragança
Docente da UMinho – Depº Engª Civi

A TecMinho tem evoluído muito positivamente e cumprido a sua missão com elevado desempenho. O sucesso alcançado pela TecMinho deve-se à enorme contribuição dada pelos colegas e amigos Professores Altamiro Machado e Jaime Ferreira da Silva, que, em muito, contribuíram para o seu sucesso, bem como à enorme dedicação, empenho e competência da sua equipa que no dia a dia são a alma desta unidade de interface de referência internacional da qual me orgulho de ter sido cofundador e 1º presidente.

Foto Mário de Araújo
Mário de Araújo
Cofundador e 1º Presidente da TecMinho

Consideramos a TecMinho um parceiro de confiança para colaborar com a nossa estratégia de formação e desenvolvimento de competências.

Foto Cláudia Queirós
Cláudia Queirós
Departamento de Recursos Humanos da Riopele

A TecMinho possui um papel preponderante na educação e progresso do conhecimento no tecido empresarial, pois através dos seus elevados padrões de qualidade, garante uma oferta de excelência nas diversas áreas de atuação.

Foto Carlos Cardoso
Carlos Cardoso
Formador Consultor

Temos imenso prazer em reconhecer que ao longo dos anos (dezenas) que permanecemos na Universidade do Minho, a TecMinho foi para nós o meio privilegiado que nos permitiu divulgar os resultados da nossa investigação.

Foto Manuela Matos Neves / Jorge Neves
Manuela Matos Neves / Jorge Neves
Docentes da UMinho – Depº Engª Têxtil

(…) tem sido um enorme prazer colaborar com a TecMinho na conceção e implementação de soluções customizadas para o público alvo que temos trabalhado. É sem dúvida uma entidade de referência, reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pela abertura com que recebe e encoraja os desafios que lhe são lançados, quer pelas empresas, quer pelo corpo de investigação da Universidade do Minho.

Foto Paulo Sousa
Paulo Sousa
Formador Consultor
/

Curiosidades

Em quais destas tipologias de edifícios históricos é que a TecMinho nunca se encontrou localizada?

Com a exceção de museus, a TecMinho já teve instalações em palácios - desde a sua fundação em 1990 até 2002 esteve sediada no Palácio Vila Flor (https://goo.gl/maps/32mSAsdMBE5Px9EF6) em Guimarães - e em Castelos - entre 2001 e 2006 as instalações do pólo de Braga estiveram localizadas no Edifício do Castelo (https://goo.gl/maps/1n6F11skXt1C9FsF9). Atualmente, as instalações em Braga encontram-se localizadas num convento, mais concretamente o Convento dos Congregados (https://goo.gl/maps/XdtyKsLJUQ2MTaoa6) em plena Avenida Central. Não temos planos para de nos instalar num museu, mas uma exposição dos marcos da TecMinho é plausível que possa acontecer num espaço desses.

Qual destes cursos nunca foi implementado pela TecMinho?

O curso “Cirurgião de árvores” teve não uma, mas duas edições, ambas no início de 2015 e implementadas no âmbito do Plano de Formação de Administração Pública Local, contando com a participação de 24 formandos provenientes da Câmara Municipal de Braga e de Barcelos. Já o curso de “Condução defensiva” teve 3 edições, uma em 2008 e outras duas já mais recentemente em 2017/18, ambas no âmbito da Formação Intra Organizacional, abrangendo mais de uma centena de formandos. Por fim, e ainda mais exótico, foi o curso de “Piloto privado de helicóptero” em 2013, no âmbito de uma iniciativa da UMASA - Academia de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Minho em parceria com o IFA (Instituto de Formação Aeronáutica) tendo um único formando. Atualmente, não temos previsão para uma possível implementação do curso “Cozinha para não cozinheiros”, mas esteja atento ao nosso site!
/

Contactos

Caso pretenda mais informações, por favor contactar 30anos@tecminho.uminho.pt.

TecMinho - Universidade do Minho
Campus de Azurém
4810-058 Guimarães

T. +351 253 510 590/6
M. 30anos@tecminho.uminho.pt