Está aberto o novo concurso para Núcleos de I&D em Copromoção 2017-06-26

O novo concurso do Compete 2020, no âmbito do sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico, pretende estimular a criação de “Núcleos de I&D em Copromoção”, sendo considerados os consórcios de empresas e entidades do Sistema de Investigação & Inovação (I&I), tais como as instituições de ensino superior e centros de investigação.

Esta iniciativa surge no sentido de apoiar equipas de recursos humanos qualificados, originários de vários copromotores, que se associam em torno de um projeto, alinhado com os domínios prioritários da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) e com vista à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento. Serão empregues 5 milhões de Euros na economia regional, sendo que neste momento estão a ser implementados quatro “Núcleos de I&D em Copromoção”, num investimento de 2,3 milhões de Euros, com 1,4 milhões financiados.

A TecMinho assume um papel ativo e participativo nestes projetos, com objetivo de prestar apoio ao envolvimento da UMinho em parcerias de longa duração com as empresas e para apoiar na implementação de boas práticas de gestão da inovação – inclusive apoio à certificação das empresas pela norma NP 4457 (Certificação de Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação). Esta atividade resume-se à transferência de boas práticas, cooperação na estruturação de processos de gestão da I&I e à vigilância de mercado e espaço de PI (Propriedade Intelectual).

O concurso está aberto até 15 de setembro de 2017. Poderá aceder aos documentos de suporte em: http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/AAC_14-SI-2017.

Caso deseje apresentar uma candidatura para a criação de “Núcleos de I&D em Copromoção”, com a Universidade do Minho e a TecMinho, por favor entre em contacto connosco: Pedro Silva apsilva@tecminho.uminho.pt