Ideias Inovadoras premiadas na 5.ª edição do SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio 2013-02-15

O Empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho foi premiado pela 5.ª vez no "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", iniciativa promovida pela TecMinho e Spinpark. A sessão final deste concurso teve lugar no dia 15 de fevereiro no Avepark, atribuindo os galardões às ideias de negócio escolhidas pelo júri como as mais inovadoras. As ideias finalistas desta quinta edição do SpinUM provêm de áreas como Biologia, Física, Engenharia Biológica, Engenharia Têxtil, e Biologia Marinha.

A ideia vencedora do "1º Prémio SpinUM” foi "NANOPAINT – Design your Technology" dos promotores José Ferreira, José da Rocha, Juliana Oliveira, Senen Lanceros-Mendez, Sylvie Ribeiro. A ideia proposta por esta equipa consiste em usar alguns polímeros eletroativos em forma de tinta.

O "2º Prémio SpinUM" foi a atribuído à ideia de negócio "BIOCHEESECOAT – Revestimento Comestível para Aplicação em Queijos Regionais/Tradicionais DOP/IGP" dos promotores Ana Bourbon, Ana Pinheiro, Hélder da Silva, Miguel Cerqueira, Philippe Ramos. A ideia procura desenvolver produtos de base tecnológica utilizando materiais comestíveis e biodegradáveis para melhorar a qualidade e segurança de produtos alimentares.

Das 29 candidaturas recebidas, foram selecionadas cinco ideias finalistas, as quais foram apresentadas nesta sessão final ao júri do concurso, composto por representantes da Universidade do Minho (Eng.ª Marta Catarino), AIMinho (Dr. António Marques), e Portugal Ventures (Dra. Marta Pinho). O SpinUM distribuiu prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros.

Para além das ideias vencedoras, os projetos apurados para a final foram "EΩ.Wine", "Produção de Marisco de Alto Valor em Aquacultura", e "Suporte Publicitário Biodegradável com Efeitos Camaleónicos".

Organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, e dirigido à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, o Concurso “SpinUM” pretende premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal – a Universidade do Minho.

1º Prémio SpinUM

2º Prémio SpinUM