Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Central-Topo
Ideias Inovadoras premiadas na 5.ª edição do SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio 2013-02-15

O Empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho foi premiado pela 5.ª vez no "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", iniciativa promovida pela TecMinho e Spinpark. A sessão final deste concurso teve lugar no dia 15 de fevereiro no Avepark, atribuindo os galardões às ideias de negócio escolhidas pelo júri como as mais inovadoras. As ideias finalistas desta quinta edição do SpinUM provêm de áreas como Biologia, Física, Engenharia Biológica, Engenharia Têxtil, e Biologia Marinha.

A ideia vencedora do "1º Prémio SpinUM” foi "NANOPAINT – Design your Technology" dos promotores José Ferreira, José da Rocha, Juliana Oliveira, Senen Lanceros-Mendez, Sylvie Ribeiro. A ideia proposta por esta equipa consiste em usar alguns polímeros eletroativos em forma de tinta.

O "2º Prémio SpinUM" foi a atribuído à ideia de negócio "BIOCHEESECOAT – Revestimento Comestível para Aplicação em Queijos Regionais/Tradicionais DOP/IGP" dos promotores Ana Bourbon, Ana Pinheiro, Hélder da Silva, Miguel Cerqueira, Philippe Ramos. A ideia procura desenvolver produtos de base tecnológica utilizando materiais comestíveis e biodegradáveis para melhorar a qualidade e segurança de produtos alimentares.

Das 29 candidaturas recebidas, foram selecionadas cinco ideias finalistas, as quais foram apresentadas nesta sessão final ao júri do concurso, composto por representantes da Universidade do Minho (Eng.ª Marta Catarino), AIMinho (Dr. António Marques), e Portugal Ventures (Dra. Marta Pinho). O SpinUM distribuiu prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros.

Para além das ideias vencedoras, os projetos apurados para a final foram "EΩ.Wine", "Produção de Marisco de Alto Valor em Aquacultura", e "Suporte Publicitário Biodegradável com Efeitos Camaleónicos".

Organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, e dirigido à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, o Concurso “SpinUM” pretende premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal – a Universidade do Minho.

1º Prémio SpinUM
 

2º Prémio SpinUM
 

Júri SpinUM


 

 

Abertura da sessão final
com a presença do
Dr. Augusto Ferreira,
Diretor-Geral da TecMinho

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter