Papel e impacto das redes sociais na aprendizagem debatido em seminário 2011-04-04

As novas formas de utilização de redes sociais e tecnologias educativas nos processos de aprendizagem, as formas de produção de conteúdos rápidos e eficazes, e modos de ampliar as experiências de aprendizagem nas redes sociais foram temas centrais do VII Seminário e-learning "Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar", promovido pela TecMinho no passado dia 1 de Abril, no Centro de Congressos da Exponor.

Neste seminário foram apresentados e demonstrados exemplos práticos de como tirar partido das tecnologias educativas para proveito da aprendizagem e do sucesso educativo dos alunos. Criar podcasts para aprender Biologia, usar o Twitter para ampliar a formação em sala, usar dispositivos móveis para melhorar a aprendizagem, criar e disponibilizar conteúdos rápidos através do itunesU, entre outros.

Rico em debates entre oradores e participantes, o evento contou com a partilha de experiências nas mais variadas áreas pedagógicas de instituições, como a Escola de Ciências da Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto de Rio de Mouro, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, e as empresas Avanzo e Delta Consultores. A moderação esteve a cargo de Professor Paulo Dias (Instituto de Educação da Universidade do Minho) e Ana Dias (TecMinho).

Através das redes sociais, foi ainda possível acompanhar o seminário, tanto através do Facebook, assim como do canal #elminhopt no Twitter.

LINKS:

- Apresentações
- Alguns videos e entrevistas (ver em "Mural" do grupo "e-Learning Gurus")
- Biografia dos Oradores
- Fotos

Apresentações:

- Ensinar e Aprender Biologia com Podcasts - Cristina Aguiar, Escola de Ciências da Universidade do Minho
- Dos LMS aos SLE (Social Learning Environments) - Cornélia Castro, Universidade Católica Portuguesa
- Saber para todos: a Universidade de Coimbra no iTunesU - Joaquim Carvalho, Universidade de Coimbra
- Virqual: Acesso e liberdade de escolha na formação e qualificação - Alfredo Soeiro, Universidade do Porto
- As novas bibliotecas escolares e o papel das redes sociais - João Paulo Proença, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
- A vida e a obra do professor digital - Carlos Pinheiro, Escola EB 23 Padre Alberto Neto, Rio de Mouro