PT EN

Formação Contínua
Promoção de serviços no âmbito da formação.
CNO
Centro de Novas Oportunidades.
Android app on Google Play
2.ª Edição do QI_PME inicia com 1.º seminário para as 25 empresas participantes 2010-05-04

O Seminário de Imersão promovido pela TecMinho no passado dia 30 de Abril no Grande Hotel da Póvoa (Póvoa de Varzim) marcou o arranque do Projecto QI_pme, iniciativa da Associação Industrial do Minho como Organismo Intermédio. O evento contou com a participação das empresas seleccionadas pela TecMinho para integrar este projecto financiado de consultoria e acções formativas nas empresas, e que serão apoiadas em áreas estratégicas e vitais para a qualificação e o aumento da competitividade. Ao todo, foram seleccionadas 25 empresas de vários sectores de actividade.

Esta é a 2ª Edição do Programa que no ano passado contou com a participação de outras 25 PMEs, que, visivelmente satisfeitos, aplaudiram a iniciativa e se comprometeram na continuidade dos Planos de Acção traçados.

O "Seminário de Imersão" da nova edição permitiu gerar uma primeira interacção entre todos os intervenientes no projecto (empresas, TecMinho e equipa de formadores-consultores), assim como a clarificação da organização e planeamento da intervenção, e a criação de um espírito de equipa essencial para o sucesso desta iniciativa, contribuindo para a motivação do grupo e para a participação do Programa.

O evento integrou momentos de apresentação do projecto QI_PME e suas fases, assim foi dada a cada empresa participante a oportunidade para se apresentar, focando as metas que pretenderão alcançar através do apoio prestado no âmbito deste programa. Os formadores-consultores de Balanço de Competências Organizacionais dinamizaram, ainda, uma actividade com o objectivo de trabalhar as competências de trabalho em equipa e espírito de coesão.

As empresas participantes integram sectores como a construção civil, tecnologias de informação e comunicação, têxtil, alimentar, transportes, e publicidade.

O próximo dia 14 de Maio acolherá o Seminário de Diagnóstico, início da primeira fase dos trabalhos que será contituído por um diagnóstico organizacional realizado através da ferramenta de Benchmarking junto de cada empresa participante.

O projecto QI_pme é uma iniciativa promovida no âmbito do POPH pela AIMinho enquanto Organismo Intermédio, tendo a TecMinho sido seleccionada para a implementação da 2.ª edição junto de micro e PMEs da Região Norte. O QI_pme tem como objectivos elevar a qualificação dos activos, promovendo a adaptabilidade e produtividade; implementar processos de modernização empresarial nas PME; aumentar os níveis de emprego qualificado na região; desenvolver estratégias de apoio à internacionalização das PME.

A metodologia do QI_PME Norte consiste na implementação de um conjunto de intervenções formativas e de consultoria com o objectivo de potenciar a inovação ao nível dos processos de gestão e de modernização das empresas, através da formação orientada para o apoio ao desenvolvimento organizacional e para a internalização e incremento das competências dos seus recursos humanos, visando o aumento de competitividade das PME envolvidas no projecto.

Vai iniciar-se brevemente a Fase I (Diagnóstico Organizacional das empresas participantes), a qual será implementada por uma equipa de consultores especializados em Benchmarking e Balanço de Competências.