Workshop "TEXMATRIX - Matriz de Conhecimento p/ Inovação e Competitividade no Setor Têxtil" - 5 de Julho 2018-06-12

No próximo dia 5 de julho, a TecMinho (interface da Universidade do Minho) promove o workshop "TEXMATRIX - Matriz de Conhecimento p/ Inovação e Competitividade no Setor Têxtil", que decorrerá no Campus de Azurém, em Guimarães.

Para as empresas do setor têxtil e vestuário é de extrema importância a aposta numa Gestão de Inovação constante, que contribua para um crescimento sustentável e competitividade no mercado global.  Neste contexto, o projeto europeu TexMatrix desenvolveu uma Matriz de Conhecimento para Inovação e Competitividade das Empresas Têxteis, assim como um estudo de benchmarking sobre Inovação junto de 50 empresas deste setor nos quatro países europeus envolvidos: Portugal, Eslovénia, Itália e Roménia.

O workshop terá como mote a Inovação e a relevância da sua Gestão, e incluirá a apresentação da Matriz criada, assim como dos resultados obtidos no estudo de benchmarking. Será, ainda lançado, o curso de formação b-learning "TexMatrix - Gestão de processos de inovação no setor têxtil", que decorrerá entre 16 e 23 de Julho, com 2 sessões presenciais em Guimarães, sendo as restantes online.

Destinado a empresários, gestores de recursos humanos e quadros médios e superiores da indústria têxtil e do vestuário, o workshop possui inscrições gratuitas, mas obrigatórias nesta página.

PROGRAMA:

14h15 - Sessão de abertura

14h30 - Gestão da Inovação em Empresas do setor têxtil em Portugal  | Eng. José Morgado, CITEVE

15h00 - TEXMATRIX – Matriz de conhecimento sobre Inovação nas empresas têxteis europeias | Prof. Luís Almeida, Coordenador Científico do projeto TEXMATRIX na TecMinho

15h30 - Inovação como fazemos?  |  Eng.  Pedro Magalhães, diretor de Inovação da TINTEX Textiles SA

16h00 – Apresentação do Curso piloto b-learning "Guia de Inovação no Setor Têxtil" | Ana Dias, coordenadora do projeto TEXMATRIX na TecMinho - temas do curso:

•  Elementos de Inovação
  •  Instrumentos para apoio e promoção da inovação
  •  Projetos Inovadores no Setor Têxtil da Europa
  •  Regulamentação da proteção de inovações

16h30 - Debate

17h00 – Lanche de Encerramento.

>> INSCRIÇÕES

O Projeto TEXMATRIX é financiado pelo programa europeu ERASMUS+.