Projeto TAD – nova fase na criação do perfil de Consultor de Turismo Acessível 2018-06-12

A TecMinho esteve representada na 2.ª reunião transnacional do projeto "TAD - The Ability Advisor", que decorreu nos dias 5 e 6 de junho em Turim, Itália. Este projeto europeu desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ integra parceiros provenientes da Lituánia, Bélgica, Itália e Portugal e pretende criar o perfil profissional de um "Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível". Este profissional irá auxiliar as PME do setor do turismo a desenvolver a sua atividade e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível.

O projeto encontra-se, nesta fase, a finalizar aquele que será um dos seus dois principais resultados. A primeira grande atividade do projeto consistiu na implementação de uma base de dados de serviços de turismo das PME a nível local e regional; estudos de caso sobre 30 PME que operam no setor para avaliar como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios e como o "ability advisor/consultor de turismo acessível" pode operar nesta categoria de empresas; um relatório detalhado sobre a oferta de Educação e Formação Profissional nas áreas relacionadas com o Turismo a nível local e regional em cada pais da parceria.

Como resultado desta primeira fase, encontra-se a ser ultimado um documento que integrará a recolha exaustiva de informação mencionada anteriormente e que foi realizada nos 4 países que integram a parceria. Este documento estruturante servirá de base para o arranque da segunda fase do projeto que consistirá no desenvolvimento de um curso de formação b-learning que, futuramente, será disponibilizado como um recurso educacional aberto.

A frequência deste curso permitirá a alunos ou graduados adquirir competências para iniciarem uma atividade profissional como consultores/prestadores de serviços em acessibilidade, capazes de efetuar  avaliações, inspeções, consultas e auditorias de acessibilidade, orientando e mostrando aos gestores e proprietários de PME do setor do turismo como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios.

Este recurso educacional aberto será amplamente divulgado junto de entidades de Educação e Formação Profissional (EFP) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.

>> Mais informações sobre o Projeto TAD aqui.

Co-financiado pelo programa Erasmus+