TecMinho adere à recém-criada Comunidade de Prática portuguesa de Inovação Organizacional 2018-06-12

A TecMinho aderiu à Comunidade de Prática Portuguesa de Inovação Organizacional, presidida pelo Professor Jorge Coelho (DSI-UMinho), tendo marcado presença no seu lançamento a 4 de maio, na AEP - Associação Empresarial de Portugal. A Comunidade de Prática Portuguesa de Inovação Organizacional tem como objetivo dinamizar um movimento nacional para mobilizar as empresas, as instituições e as escolas a reforçar a adoção de práticas de inovação organizacional.

A CoP Portuguesa de Inovação Organizacional vai ainda promover, nos próximos dias 27 e 28 de junho o seu primeiro evento: a Innovative Conference irá decorrer em Lisboa, oferecendo a oportunidade de ouvir lideres e responsáveis de topo a partilhar as suas práticas de inovação organizacional.

É sabido que Portugal se posiciona nas últimas posições nos rankings da gestão e também da inovação organizacional. Apesar do reconhecimento do desempenho ao nível do empreendedorismo e da inovação do produto e do processo, as empresas e instituições não estão a tirar partido das potencialidades das práticas inovadoras ao nível da gestão e da organização, fragilizando a sua competitividade na economia global.

Assim, como grandes linhas de ação, a CoP pretende:
- Criar um Observatório com a missão de acompanhar a evolução das práticas de inovação organizacional e de processos adotadas pelas instituições portuguesas. A recolha dessas práticas permitirá alimentar o repositório que a Comunidade disponibiliza a todos os membros.
- Instituir um conjunto de prémios, no sentido de promover as práticas de inovação organizacional e processos, para distinguir as práticas, metodologias, ferramentas e técnicas que mais contribuíram para o sucesso das organizações.
- Construir um modelo de maturidade, por forma a permitir um referencial credível e orientador do desenvolvimento das organizações, que proporcione a cada organização posicionar-se e traçar um plano de evolução das suas práticas.

A Comunidade disponibilizará um repositório de conhecimento, de experiências, de ferramentas, de metodologias, de técnicas, de cursos e mecanismos de comunicação para proporcionar a partilha de experiências e de conhecimento entre os membros.

No sentido de aumentar as condições de sucesso da Comunidade, foi constituído o Conselho Fundador da Comunidade de Prática ao qual aderiram as seguintes entidades:

• IPBPM - Instituto Português de Business Process Management
  • ANI - Agência Nacional de Inovação
  • IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação
  • COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação
  • AEP - Associação Empresarial de Portugal
  • UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro
  • Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
  • AMA - Agência para a Modernização Administrativa
  • ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública
  • APM - Associação Portuguesa de Management
  • Observatório das Autarquias locais