10ª Edição do Laboratório de Empresas arranca com seis projetos 2018-05-04

Arrancou a 10ª edição do Laboratório de Empresas com a sessão de abertura no Instituto de Ciência e Inovação para Bio-Sustentabilidade, na Universidade do Minho (Guimarães). Com o principal objetivo de fornecer apoio na fase de pré-arranque e arranque da empresa, o Laboratório conta nesta edição com seis projetos empresariais e 16 promotores.

Na sessão de abertura, foram apresentadas as várias atividades do Laboratório de Empresas, incluindo os cinco workshops que os promotores terão acesso: Formalizar e Constituir Empresas; Análise Económica e Financeira; Marketing, Imagem e Comunicação; Marketing Digital; e Técnicas de Vendas e Negociação Comercial. Houve, ainda, espaço para a apresentação dos projetos empresariais selecionados e dos seus promotores, assim como para a apresentação dos consultores que irão acompanhar todo o processo.

Numa fase seguinte, é agendada uma reunião individual com o “Business Coach” com o objetivo de elaborar um plano de ação, onde serão distribuídas as 10 horas de consultoria individualizada disponíveis por equipa.

No dia de ontem, teve ainda lugar o primeiro workshop – “Formalizar e Constituir Empresas” – com o tutor Nuno Costa. Esta primeira sessão teve como objetivos identificar os procedimentos necessários à constituição legal de uma empresa, fazer o enquadramento fiscal do negócio e conhecer o calendário fiscal; identificar as instituições públicas para formalização do negócio, e identificar e navegar nos portais online disponíveis para constituição e licenciamento de uma empresa.

Esta 10ª edição, que decorre de início de maio a final de junho, culmina com a entrega do Plano de Negócios de cada projeto empresarial envolvido.

O Laboratório de Empresas é co-financiado pelo NOE, Compete 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.