Inovação e Empreendedorismo Social marcam arranque da 2ª edição das TecMeetings 2018-04-26

A segunda edição das TecMeetings arrancou esta terça-feira, sob a temática da Inovação e do Empreendedorismo Social, no Espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade do Minho.

O painel de oradores, que contou com Celmira Macedo (Projeto EKUI) e Liliana Ribeiro (IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social) e foi dinamizado por Afonso Fontoura (IES - Social Business School), abordou temas como os desafios dos empreendedores sociais e a sua responsabilidade acrescida.

A este nível, Liliana Ribeiro indicou que “os riscos associados aos projetos sociais são mais elevados”, no sentido de tratar problemas sérios e com impacto na sociedade. Acredita ser necessária uma validação científica e uma validação junto da comunidade.
Esta validação junto dos beneficiários das soluções foi abordada várias vezes ao longo da sessão. Celmira Macedo concordou ao afirmar que “tem de se ouvir os utilizadores e ajustar [a solução] ”. Acredita que “os projetos vão maturando” nesse contacto, sendo “uma oportunidade de crescimento”.

Outra ideia defendida foi a da importância da sustentabilidade. Liliana Ribeiro afirmou mesmo “que é um princípio da Economia Social ter um modelo de negócios sustentável”. Para essa sustentabilidade, Afonso Fontoura acredita que “a rentabilização de recursos é fundamental”.
O ideal de que o empreendedor social resolva um problema na sua plenitude e parta para outro problema da sociedade foi outro dos tópicos abordados. No entanto, Celmira Macedo confessou que os problemas que são abordados são tão complexos que se torna difícil esse ideal.
Apesar dessa complexidade, Liliana considera que “há cada vez mais uma envolvência de todos nos problemas sociais, nas questões graves”, tendo esses assuntos passado a ser vistos como um problema de todos.

Antes das questões da audiência, na sessão foram abordadas as diferenças entre os empreendedores tradicionais e os empreendedores sociais. A este nível o dinamizador Afonso Fontoura destacou que: “O empreendedor tradicional preocupa-se com duas coisas – o risco e o retorno. O empreendedor social preocupa-se com três – o risco, o retorno e o impacto”.

Tal como na primeira edição das TecMeetings, a sessão decorreu das 16h30 às 19h, havendo um espaço inicial para contactos informais entre os participantes e os oradores convidados. A partir das 17h, foram apresentados e discutidos os temas centrais.

Esta foi o primeiro encontro da 2ºedição das TecMeetings, cujo principal objetivo passa por desafiar empreendedores e empresários da região a criarem entre si um networking ativo e aberto à partilha de conhecimentos e experiências, propícios ao desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

Sob a temática da Economia Social e num ambiente casual e sem formalismos serão apresentados e discutidos ainda alguns temas centrais de abordagem:

-  8 de maio - Economia Circular e Responsabilidade Social
- 22 de maio - Empreendedorismo Cooperativo e Cooperativismo Jovem
- 12 de junho - Indústrias Criativas
- 26 de junho - Modelos de Negócio Sociais

Além de empreendedores e entidades, esta iniciativa destina-se a todos os potenciais interessados na partilha de conhecimentos sobre as várias temáticas. Estes encontros pretendem contribuir para o reforço do ecossistema de empreendedorismo da região e estimular o networking.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita aqui.

Esta iniciativa é co-financiada pelo projeto LACES, no âmbito do programa Interreg.