Arrancou a 19ª edição do IdeaLab com 15 novas ideias de negócio 2018-04-05

15 Ideias de Negócio. 35 Promotores. Foi lançada, ontem, a 19ª edição do IdeaLab com a sessão de abertura, que decorreu no Anfiteatro 0.03 da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém.

Esta edição, que contou com a presença de alguns tutores e mentores do IdeaLab, arrancou com a apresentação do Laboratório e com a apresentação dos workshops que os promotores terão acesso na fase seguinte - Voice of the Customer; Mercado; Estratégia; Finanças e Elevator Pitch.

Seguiu-se a apresentação da fase de Pré-Incubação, onde será realizado um acompanhamento individual dos promotores por um business coach para a definição e a implementação das ideias de negócio. A este nível, cada equipa ficou a conhecer o mentor que vai acompanhar todo o processo da respetiva ideia de negócio.

Houve ainda espaço para a apresentação dos resultados do Idealab. Os participantes da 19ª edição vêm juntar-se a um conjunto de 613 promotores e 270 ideias apoiadas desde 2009. No total, foram constituídas 41 empresas, das quais 11 são spin-offs da Universidade do Minho.

A sessão de abertura terminou com a apresentação, no modelo Elevator Pitch, de cada uma das 15 ideias.

Os trabalhos desta 19ª edição iniciaram já a 19 e 20 de março na sessão de ideação, que teve como objetivo apoiar cada equipa de promotores na validação do respetivo modelo de negócio. Todas as ideias participantes nessa sessão passaram à fase seguinte.

As ideias foram selecionadas tendo em conta a qualidade da ideia e o seu carácter inovador; o nível de compromisso demonstrado pelos candidatos; a capacidade demonstrada pelos promotores para a execução da ideia; o potencial de mercado; e a maturidade da ideia.

Tal como nas restantes edições, após a fase de seleção, os promotores contam, em todo o processo, com o apoio de formadores, mentores e “coaches” com comprovada experiência académica e empresarial. O objetivo é fornecer conhecimentos, metodologias e instrumentos relacionados com a criação e desenvolvimento de negócios inovadores.

O processo, que decorre de março a julho, culmina com uma Sessão Final, onde as ideias são apresentadas a investidores e à comunidade.

O IdeaLab é co-financiado pelo projeto LACES, INTERREG- POCTEP.