Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Central-Topo
Grupo ESI responde ao mundo VUCA com upgrade na área da Gestão de Projetos 2018-04-04

A TecMinho iniciou um projeto de Desenvolvimento Organizacional no Grupo ESI, spinoff da Universidade do Minho, designado por “Implementação de Metodologias e Boas Práticas de Gestão de Projetos”. Este projeto promete ser de mudança ao nível da forma como estão organizados os processos e as pessoas nesta organização, e sua interatuação neste mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity – US Army War College).

A intervenção contempla um conjunto de 4 fases dinâmicas e interativas para potenciar a aquisição de competências e a incorporação interna e efetiva dessas metodologias e boas práticas:

Fase 1 – Imersão na Gestão de Projetos: nesta primeira fase, essencialmente formativa, pretende-se que a ESI contacte com as áreas de conhecimento basilares da Gestão de Projetos (GP), como referenciais e normativos internacionais, a par da adoção e reforço das competências soft, igualmente relevantes (relacionais, comunicacionais, de orientação para resultados e para a qualidade, de criatividade e resolução de problemas, pensamento analítico, entre outras, com foco central no trabalho em equipa).

Fase 2 – Definição do Plano de Ação para a Implementação de Metodologias e Práticas de GP: após a primeira fase, a equipa ESI irá desenhar o seu próprio processo e ferramentas de GP, com apoio do formador especialista, para, em conjunto, elaborarem um primeiro Plano de Ação a ser implementado internamente num projeto piloto.

Fase 3 – Implementação do Plano de Ação, que assentará na construção do processo de GP elaborado à medida do contexto e especificidades da ESI, estando ligado à estratégia e a todas as áreas funcionais. Para que as metodologias e boas práticas definidas sejam verdadeiramente institucionalizadas, serão lançadas iniciativas monitorizadas através de indicadores (KPI).

Fase 4 – Acompanhamento e Melhoria Contínua: numa lógica PDCA, os resultados serão continuamente monitorizados e serão lançadas propostas para a otimização do processo e procedimentos respetivos, contribuindo para a maturidade organizacional.

De acordo com o formador/consultor Paulo Sousa, “no final da intervenção, o Grupo ESI terá uma estrutura mais ágil e os projetos serão geridos transversalmente na organização, o que aportará resultados positivos a todos os níveis, nomeadamente da eficácia e eficiência”. Liliana Gomes (TecMinho) salienta que “a equipa da ESI tem um enorme potencial evolutivo, sendo esta aposta nas pessoas o corolário lógico de uma organização aprendente e colaborativa”. Gil Sousa (direção da ESI) acredita que “este é o momento certo para o Grupo ESI investir nas pessoas e nos projetos, pelo que as sinergias criadas são extremamente promissoras”.


O caminho que nos une é o da Excelência!

Grupo ESI - projeto de Implementação de Metodologias e Boas Práticas de Gestão de Projetos   Grupo ESI - logotipo

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter