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Secretariado Administrativo – Nova Edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Custo:
90 €
Data de início:
2018-09-26
Data de fim:
2018-09-26
Duração(h):
7
Horário:
Dia(s) da semana a definir,
   das 09:30 às 13:00
e das 14:00 às 17:30
Inscrever...
No curso serão abordadas áreas essenciais que os profissionais que exercem a função de secretariado devem dominar, sendo trabalhadas competências associadas ao domínio técnico da profissão, nomeadamente ao nível do atendimento, da correspondência e do arquivo, a par das competências comportamentais, como a imagem que estes profissionais transmitem da organização que representam  
 
Local de realização do curso:
 
Braga - TecMinho - Edifício dos Congregados da Universidade do Minho - Avenida Central, n.º 100  
 
 
Preços do Curso:
80,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
90,00€ Valor para outros participantes

Conheça as condições para grupos e modalidades de pagamento, solicitando mais informação através de cribeiro@tecminho.uminho.pt
 
Objetivos
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
 
- Adotar as melhores práticas de atendimento ao cliente ao nível da linguagem, postura e imagem;
- Reconhecer a importância do profissional de secretariado na criação da primeira imagem da instituição;
- Comunicar de forma a criar um impacto positivo no interlocutor;
- Atender e elaborar telefonemas corretamente;
- Conhecer os princípios da escrita moderna;
- Redigir emails simples de forma profissional.
Conteúdos Programáticos
I. Atendimento presencial   
 
- Comunicar de forma clara e transparente para estimular a confiança;
- Utilizar técnicas de atendimento pessoal adequadas;
- Importância da comunicação não verbal para a primeira imagem transmitida.  
 
II. Atendimento telefónico  
 
- As fases do atendimento telefónico;
- Utilizar um vocabulário profissional e positivo;
- Transmitir segurança na informação dada;
- Filtrar as chamadas e saber anotar as mensagens de forma objetiva e sucinta;
- Reformular e concluir.   
 
III. Correspondência Comercial  
 
- Cuidados a ter na elaboração de correspondência organizacional;
- Os 4 C da correspondência: clara, concisa, correta e cortês;
- Regras da redação de emails;
 - Redação de emails simples.
Metodologia 
Será utilizada uma metodologia ativa fomentadora da participação dos formandos, com recurso ao método expositivo e interrogativo, à análise de casos, realização de exercícios práticos e simulações do contexto de trabalho
Destinatários
- Profissionais de secretariado e técnicos administrativos
- Profissionais de atendimento, direta ou indiretamente ligados ao secretariado
- Profissionais liberais
Formadores
Cláudia Nogueira Rodrigues - licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Sócia gerente da OHO - Online Help Office sendo responsável pela coordenação de trabalhos de secretariado, tradução, avaliação de satisfação de clientes, consultoria e formação. É, atualmente, docente convidada no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde leciona as disciplinas de Práticas de Secretariado e Assessoria e Comércio Internacional. Desempenha a função de consultora para a área administrativa e financeira em empresas de Mecânica Automóvel e é formadora externa na Bosch Car Multimédia. Foi consultora e On-job Training em Organizações de arquivo de expediente de escritório para o governo Provincial de Malanje-Angola.  Desempenhou a função de Assistente de Direção na Lear Corporation Portugal, sendo responsável por todas as funções de secretariado e apoio ao diretor de fábrica da empresa. Paralelamente na Lear acumulou a função de coordenadora e formadora do programa 5S e foi responsável pelo Departamento de Comunicação da empresa. É atualmente formadora e consultora com uma vasta experiência nas seguintes áreas: Secretariado, Técnicas de Arquivo, Técnicas Administrativas, Correspondência Comercial, Comunicação Empresarial, Protocolo Empresarial, Gestão do Tempo, Gestão do Stress, Técnicas de Organização do Trabalho e 5S, Imagem e Atendimento, Trabalho em Equipa, Atitude face à mudança, Orientação para os Resultados.
   
 
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