Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Desenvolvimento de Aplicações Móveis iOS
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2018-05-22
Data de fim:
2018-06-19
Duração(h):
30
Horário:
Terças, Quintas
   das 19:00 às 22:30
Inscrever...
Nos últimos 10 anos, e principalmente com o aparecimento da primeira geração do iPhone, o mobile entrou no quotidiano de utilizadores por todo o planeta. Em 2016, foram estimados mais de 4600 milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo, esperando-se que a barreira dos 5 mil milhões seja quebrada até 2019.
 
Tal indica um mercado com um tamanho impressionante, que se tornou incontornável para grandes e pequenas empresas.
 
Apesar do iOS (iPhone/iPad) representar uma quota relativamente pequena em comparação com o sistema perativo Android, é sabido que a Apple App Store continua a movimentar cerca de 75% mais receita (2015), pelo que cada utilizador tem mais valor individual.
 
Ao serem conhecedores destas tecnologias, os participantes deste curso aumentarão a sua valorização no mercado laboral, bem como alavancam o poder das mesmas para perseguir projetos próprios de cariz potencialmente mundial.
Local de realização do curso:
Braga  (TecMinho - Edifício dos Congregados da Universidade do Minho - Avenida Central, n.º 100)
 
 
 
Preços do Curso:
230,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
240,00€ Valor para outros participantes

Conheça as condições para grupos e modalidades de pagamento, solicitando mais informação através de formar@tecminho.uminho.pt
 
Possibilidade de realização da formação noutros locais e horários desde que o número de inscrições permita a constituição de um grupo.
Objetivos
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
 
- Criar aplicações iOS utilizando a SDK Cocoa Touch nativa na linguagem Swift
- Utilizar UIViewController, UIViews e subclasses
- Criar interfaces avançadas utilizando o Interface Builder e Layout Constraints
- Compreender e manipular a navegação na aplicação
- Configurar as propriedades da aplicação
- Utilizar bibliotecas exteriores
- Definir, configurar, utilizar e atualizar bases de dados usando Core Data
- Consumir serviços de rede para alimentar uma aplicação
Conteúdos Programáticos
Sessão 1:
- O Xcode, a sua interface e funcionalidades
- Playgrounds - A linguagem Swift (versão 3)
- Variáveis e constantes
- Estruturas de controlo e condidionais (if-else, for-in, repeat-while, switch-case, do-catch, if-let, guard-else)
- Estruturas de dados típicas: arrays, dicionários, conjuntos, strings
- Classes e structs
- Initializers, required initializers, convenience initializers
- Herança - Protocols
- Enums (e indirect enums)
- Generics
- Extensions
 
Sessão 2:
- Criação de um projeto iOS no Xcode
- Templates disponíveis
- Componentes de um projeto no Xcode
- Estrutura de um ficheiro Swift
- Interface Builder: diferença entre Storyboards e ficheiros XIB
- Subclasses pré-definidas de UIViewController  
- File Owner
- IBOutlets e IBActions
- First Responder
- Componentes da interface (UIControls e stacks)  
 
Sessão 3:
- Messaging App
- Life Cycle de UIViewController (e subclasses)
- Life Cycle de UIView (e subclasses)
- Disposição de interface usando Stack Views
- Acesso aos elementos de um layout (IBOutlets/IBActions, continuação)
- Navegação (UINavigationController, UIPageController, "segues")
- Segmentação de conteúdos (UITabBarController, UISplitViewController)  
 
Sessão 4:
- Messaging App
- Disposição de interface usando Auto-layout
- Manipulação programática de um layout
- Inserir/remover, mostrar/esconder views de um layout
- Size Classes  
 
Sessão 5:
- Messaging App
- UITableView/UICollectionViews
- Padrões de Data Source e Delegation
- Data Sources e Delegates como standalone classes; vantagens e desvantagens
- Subclasses custom de UIViewController
- Subclasses custom de UIView
- Utilização do teclado  
 
Sessão 6:
- Messaging App
- Criação, configuração e manipulação de bases de dados (Core Data)
- Configuração da plist para serviços de rede
- Utilização de serviços REST
- Login/logout
- Threading (background threads; serial threads; Main queue e a User Interface)
- Criação, edição e remoção de dados de um serviço REST  
 
Sessão 7:
- Messaging App
- Criação, edição e remoção de dados de um serviço REST
- Listagem de dados recolhidos de um serviço REST; atualização  
 
Sessão 8:  
- Messaging App
- Obtenção de imagens da camara
- Upload e download de imagens; visualização; gestão de memória
- Utilização de diferentes layouts numa mesma ListView  
 
Sessão 9:
- Messaging App
- Social integration
- Criação de uma App no Facebook
- Login with Facebook
- Facebook OpenGraph  
 
Sessão 10:
- Criação de projetos
- Criação de UIViewControllers e Views
- Auto Layout e Stack Views
- UITableViews e UICollectionViews
- Utilização de serviços REST; threading
Metodologia 
O curso será ministrado de acordo com uma metodologia ativa levando a que os seus participantes implementem uma aplicação móvel com recurso às componentes abordadas.
Destinatários
Este curso está orientado para formandos com conhecimentos informáticos, interessados em aprender e aplicar conhecimentos de aplicações móveis iOS.
Pré-requisitos
Os participantes têm de trazer um portátil Mac consigo.
Formadores
A formação será ministrada por Renato Ribeiro, programador desde 2005 e formador desde 2008, especializou-se no desenvolvimento Mobile a partir 2012, tendo várias aplicações publicadas e experiência como programador, Project manager e Team leader em diversos projetos.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter