Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Narrativas digitais na educação e na formação
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Horário:
Online
Inscrever...
A proposta das narrativas digitais é combinar a arte de contar histórias, recorrendo a tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são, assim, elaboradas utilizando linguagens múltiplas, e recursos de multimédia, como texto, fotografia, vídeo, áudio, e imagens gráficas.
 
A sua utilização em contexto de formação/educação permitem uma maior motivação junto dos formandos e alunos, dinamizando o processo de aprendizagem.
 
O curso de "Narrativas Digitais na Educação e Formação" tem por finalidade proporcionar aos formandos os conhecimentos e as práticas fundamentais relacionadas com as narrativas digitais, a elaboração e implementação de produtos interativos e a criação de projetos em suporte multimédia. Para tal, irá privilegiar-se a dimensão teórico-prática inserida no contexto dos novos media digitais e das redes sociais globais.
 
Total de 30 horas: 3 horas síncronas e 26 horas assíncronas, e 2 h presenciais facultativas para quem não conhecer a plataforma Moodle.
 
 
As sessões online decorrerão através da plataforma e-learning da TecMinho - Moodle.
Nos momentos assíncronos, cada formando acederá ao curso no seu próprio horário.
Os momentos síncronos (chats) terão dia/hora agendada, decorrendo online em horário pós-laboral.
 
 
Preços do Curso:
220,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
240,00€ Valor para outros participantes

Conheça as condições para grupos e modalidades de pagamento, solicitando mais informação através de formar@tecminho.uminho.pt
 
Para mais informações, contacte-nos através de formar@tecminho.uminho.pt ou 253510590.
Objetivos
No final deste urso o formando deverá:
 
  •  Conhecer e explicar a importância das narrativas digitais em sistemas e aplicações interativas (de carácter educativo e de entretenimento);
  •  Identificar os princípios, modelos e técnicas relacionadas com a realização e produção de aplicações multimédia, sistemas interativos e narrativas digitais, tanto de tipo educativo como de entretenimento;
  •  Criar modelos e produzir protótipos que permitam aplicar os principais fundamentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações e sistemas com base em narrativas digitais;
  •  Analisar e avaliar criticamente aplicações e sistemas com base em narrativas digitais procurando as soluções mais adequadas para a resolução de problemas de usabilidade e de interação.
Conteúdos Programáticos
Módulo 0 : Introdução ao curso e plataforma - 2 horas presenciais facultativas para quem não conhece a plataforma Moodle.
 
Com este módulo, pretende-se que o formando entenda a modalidade e-learning e o cronograma (momentos presenciais/online) do curso e que fique apto a utilizar as principais ferramentas informáticas de informação e comunicação existentes na plataforma e-learning Moodle.
 
Módulo 1: Tipos de narrativas digitais (8 h: 1h online síncrona + 7h online assíncronas)
 
Pretende-se que o formando identifique e compreenda as narrativas digitais em uso na atualidade.
É feita a aproximação a uma nova realidade global em que o processo de adquirir conhecimento através das tecnologias digitais passou a qualificar-se como flexível, mutável, interligado, aberto, dinâmico, não-linear, rico em informação multimédia, público em vez de privado.
O multimédia, como elemento integrador e fator de convergência, oferece um potencial motivacional muito forte.
 
Módulo 2: Narrativas na educação e na formação (10 h: 1h online síncronas + 9h online assíncronas)
 
Este segundo módulo permite aos formandos identificar e conhecer as aplicações de narrativas digitais em áreas específicas da Educação e da Formação.
 
 
Módulo 3. Desenvolvimento de um projeto digital  (10 h: 1h online síncronas + 9h online assíncronas)
 
Os formandos irão desenvolver um protótipo com ferramentas de autoria apropriadas, e integrar narrativas digitais num contexto pedagógico e tecnológico adequado.
 
Metodologia 
Este curso realizar-se-á em modalidade 90% e-learning (inclui sessões online e sessões presenciais) e será implementado de acordo com os princípios de aprendizagem ativa, isto é, o processo de e-aprendizagem será baseado em atividades/tarefas semanais que devem ser realizadas pelos formandos.
 
As sessões online decorrerão através da plataforma e-learning da TecMinho.
Nos momentos assíncronos, cada formando acederá ao curso no seu próprio horário.
Os momentos síncronos (chats) terão dia/hora agendada, decorrendo online em horário pós-laboral.
Destinatários
Formadores e professores com interesse na área do mobile learning, e abertos a inovar os processos didáticos utilizados.
Pré-requisitos
  • Tratando-se essencialmente de Formação a Distância, os formandos deverão possuir um computador e uma ligação à Internet de banda larga.
  •  Deverão possuir conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Office e Internet).
  •  Necessidade de acesso a um computador pessoal portátil e tablet (ou smartphone) para trabalho online e em sala.
Formadores
José Bidarra
Professor na Universidade Aberta onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer várias funções de coordenação académica. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning, ebooks, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas organizações.
 
Carlos Raminhos
Mestre em Expressão Gráfica e Audiovisual pela Universidade Aberta, tendo desenvolvido investigação sobre ebooks interativos em contextos culturais e educacionais. Possui experiência pedagógica e conhecimentos especializados na construção de recursos para ensino online, com base em suportes informáticos e materiais multimédia.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter