PT EN
 
 
 
       
 
Empreendedorismo
Android app on Google Play
Android app on Google Play

IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio

O que é?

O IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio apoia a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Para além de testar o potencial comercial das suas ideias, os participantes podem também avaliar a sua vocação e competências empreendedoras.

O IdeaLab decorrerá de março a julho de 2014  na sala EE. 2.10 - Departamento de Produção e Sistemas, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, acolhendo promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por ideias de negócio inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.


Quais são os objetivos?

  • Fornecer aos promotores das ideias de negócio conhecimentos, metodologias e instrumentos relacionados com a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, de forma a facilitar a análise, o planeamento e a implementação de produtos ou serviços comercializáveis.
     
  • Estimular atitudes e competências empreendedoras;
     
  • Intensificar a dinâmica de criação de empresas inovadoras geradas a partir da Universidade do Minho (i.e. spin-offs) de forma a contribuir para a renovação do tecido empresarial da região.
  •  

 

A quem se destina?

O IdeaLab destina-se preferencialmente a alunos e diplomados da Universidade do Minho provenientes de qualquer área científica.
Podem também ser admitidos alunos e diplomados provenientes de outras universidades, desde que pelo menos um dos candidatos da equipa em causa seja proveniente da Universidade do Minho.
 

Como funciona?

As atividades do IdeaLab compreendem cinco fases principais:

  • Receção e pré-seleção das ideias de negócio: análise e pré-seleção das ideias de negócio para a participação na Sessão de Ideação.
  • Sessão de Ideação: os promotores das ideias de negócio pré-selecionadas são convidados a participar numa sessão criativa, que tem como objetivo principal apoiar cada ideia negócio e a equipa de promotores na validação do respetivo modelo de negócio. (ver Edição anterior)
  • Receção das candidaturas e seleção das ideias de negócio: análise e seleção das ideias de negócio que vão participar no IdeaLab, tendo por base o formulário de candidatura e a participação na Sessão de Ideação.
  • Start-Up Workshops: desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de empresas e o desenvolvimento de negócios:  

Workshop 1: Voice of the Customer

Objetivos da Aprendizagem:
- Compreender as necessidades (reais) através da voz do cliente para a identificação dos processos subjacentes à inovação e diferenciação de uma ideia de negócio.

Workshop 2: Mercado

Objetivos da Aprendizagem:
- Depreender a relação entre o mercado e o fator concorrencial na viabilidade de um novo negócio;

Workshop 3: Estratégia 

Objetivos da Aprendizagem:
- Compreender a aplicação dos processos de análise estratégica na elaboração do modelo de Business Model Canvas para o desenvolvimento de um novo negócio.

Workshop 4: Finanças

Objetivos da Aprendizagem:
- Conhecer o financiamento necessário a um projecto empreendedor, bem como a sua viabilidade em termos económico-financeiro;

Workshop 5: Elevator Pitch

Objetivos da Aprendizagem:
- Perceber os processos subjacentes à apresentação de uma argumentação coerente e persuasiva de uma ideia de negócio.
 

  • Pré-Incubação: acompanhamento individualizado dos promotores por um business coach para a definição e a implementação das ideias de negócio.


Como se pode formalizar a candidatura?

As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento on-line de um formulário de candidatura, ao qual se deverá juntar o curriculum vitae e uma cópia do Cartão do Cidadão de todos promotores.

Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo até ao máximo de cinco participantes por grupo.

Cada candidato, ou grupo de candidatos, só poderá apresentar uma ideia ao IdeaLab.

As candidaturas (formulário de candidatura + CVs + Cartão de Cidadão) devem ser submetidas até às 24h00 do dia 12 de março de 2014.
 

Quais são os critérios de seleção das candidaturas?

A seleção das candidaturas será feita tendo em conta os seguintes critérios:

- Qualidade da ideia e o seu carácter inovador (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo).
- Nível de compromisso demonstrado pelos candidatos.
- Capacidade demonstrada pelo(s) promotor(es) para a execução da ideia.
- Potencial de mercado.
- Maturidade da ideia.


Documentação:

Videos:

»» Sessão final da IX Edição do IdeaLab - Jornal da Tarde
»» VIII Edição do Idealab na Localvisão

 

Para mais informações:
Helena Moura
Departamento de Empreendedorismo
Tel: 253 510 763/596
start@tecminho.uminho.pt

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter