Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade

Empreendedorismo 16 | 17

 

Com o objetivo de desenvolver as competências empreendedoras dos alunos da Universidade do Minho, a TecMinho implementa durante o ano letivo 2016/2017 várias iniciativas tendentes a fomentar uma cultura empreendedora na academia e a promover o empreendedorismo como uma alternativa válida de carreira.

Entre outras ações, serão levadas a efeito as seguintes iniciativas:


Serão disponibilizados neste site, de forma progressiva, os formulários de inscrição para as diversas iniciativas. No entanto, os interessados em participar em qualquer uma destas ações podem expressar o seu interesse desde já contactando-nos através do endereço start@tecminho.uminho.pt.

Informação específica sobre a(s) iniciativa(s) que despertar(em) maior interesse será enviada posteriormente pelos nossos serviços.
 

  

Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (Start@TecMinho)

O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (Start@TecMinho) tem como objetivo proporcionar suporte especializado aos empreendedores universitários que tencionem apostar no desenvolvimento de projetos empresariais de conhecimento intensivo e tecnologias avançadas. Funciona numa lógica “one-stop-shop” auxiliando os empreendedores a dar os primeiros passos na consolidação das suas ideias e a identificar os serviços de apoio (informação, aconselhamento, formação, incubação, financiamento, etc.) que melhor se adequam ao seu caso.

Em particular, o Gabinete fará a ponte entre os empreendedores e os serviços de apoio ao empreendedorismo disponíveis na região, nomeadamente business angels, capitais de risco, bancos, incubadoras de empresas, associações empresariais, etc.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo estará em funcionamento durante todo o ano letivo 2016/2017.

Topo
 

  

Laboratório de Ideias de Negócio (IdeaLab)

O IdeaLab é um espaço destinado a facilitar a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras por alunos da Universidade do Minho. Para além de testar a viabilidade das suas ideias, os alunos poderão também avaliar a sua vocação e capacidade empreendedoras.

Os frequentadores do Laboratório de Ideias poderão utilizá-lo durante alguns meses, a fim de amadurecer a sua ideia de negócio. Técnicos da TecMinho estarão no local a fim de interagir com os participantes, ajudando-os a definir melhor as suas ideias; a identificar oportunidades de negócio; a analisar os mercados potenciais: a estruturar propostas de investimento; e a apresentar e negociar novos produtos/serviços e respectivos planos de comercialização.

O Laboratório de Ideias de Negócio funcionará, numa primeira fase, entre outubro de 2016 a março de 2017 e, numa segunda fase, entre março e julho de 2017.

Para mais informações, clique aqui.

Topo
 

Laboratório de Empresas

O Laboratório de Empresas cujo objetivo consiste em fornecer apoio na fase de pré-arranque e arranque da empresa.

O Laboratório de Empresas acolhe promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por projetos empresariais inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.

Para mais informações, clique aqui.

Topo

  

Concurso de Ideias de Negócio (SpinUM)

O SpinUM é um concurso de ideias de negócio promovido pela TecMinho em parceria com o SpinPark (incubadora de empresas de base tecnológica do Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia) com o objetivo de seleccionar e premiar ideias/projetos inovadores em qualquer domínio científico ou tecnológico que apresentem elevado potencial comercial.

O SpinUM destina-se à comunidade da Universidade do Minho, nomeadamente docentes, investigadores, bolseiros, alunos de qualquer nível de ensino e ex-alunos de qualquer nível de ensino. Podem ainda candidatar-se ao concurso promotores de ideias/projetos que não tendo ligação formal à Universidade do Minho se comprometam a estabelecer na região no caso de serem premiados.

As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os seguintes critérios: potencial de mercado; qualidade da ideia; e capacidade de execução da ideia.
Os dois melhores classificados, assim como o melhor classificado na categoria


Para mais informações, clique aqui.

Topo
 

  

Outras ações de fomento do empreendedorismo em 2016/2017:

Aulas abertas sobre empreendedorismo. Em conjunto com as direcções dos cursos dos 1º, 2º e 3º ciclos serão organizadas sessões de esclarecimento sobre as atividades de apoio aos empreendedores da Universidade do Minho. As apresentações serão asseguradas por técnicos da TecMinho que poderão ser acompanhados, consoante os casos, por empresários, business angels, responsáveis por incubadoras de empresas, etc. O programa das sessões incluirá tópicos atinentes à geração de empresas a partir do meio académico, nomeadamente o papel do empreendedor e do empreendedorismo, identificação e avaliação comercial de resultados de I&D, processos de geração de spin-offs académicos, abordagem ao mercado e financiamento de negócios. As aulas abertas ocorrerão durante todo o ano letivo 2016/2017.


PIEI. O Projeto Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (PIEI) envolve equipas multidisciplinares de alunos do 4º Ano dos Mestrados Integrados em Engenharia Industrial, Engenharia de Polímeros, Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrónica com o objetivo de criar e produzir um produto novo. Para além de reforçar as competências técnicas dos alunos, o PIEI pretende também desenvolver competências relacionadas com empreendedorismo, nomeadamente análise do grau de inovação e diferenciação face a produtos já existentes e avaliação do potencial comercial de novos produtos/serviços. O projeto é desenvolvido em colaboração com os Departamentos de Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Engenharia de Polímeros e Engenharia Mecânica.
 

Topo

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter