Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
TexMatrix - Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises
 
O projeto Erasmus+ “TexMatrix” é um projeto de parceria estratégica para a educação e formação vocacional que decorrerá entre setembro 2016 e agosto 2018 (2016-1-RO01-KA202-024498) com um orçamento total de 131.760 €.
 
 
Objetivo principal do TexMatrix:

Definir e implementar a Knowledge Matrix for Innovation (KMI) em empresas têxteis.

A matriz de conhecimento para a inovação é um conceito inovador para a quantificação de ativos intangíveis de uma empresa. A sua utilidade é determinada através da classificação de duas dimensões de ativos intangíveis. A dimensão vertical é determinada pela natureza dos ativos intangíveis (critérios), enquanto que a dimensão horizontal é determinada pela utilização dada a esses ativos (competências da organização). Exemplos de ativos intangíveis de uma empresa são: estratégia/cultura de inovação, recursos informativos, metodologia de formação, portfólio de relações, direitos de PI, etc.
Para as empresas têxteis é de extrema importância a identificação e melhoria dos seus ativos de modo a que contribuam para a sua competitividade e capacidade de implementação de inovação.
 

Fundamento do projeto:

Muitas empresas têxteis possuem dificuldades em encontrar as melhores soluções para competir no mercado global. Enfrentam o desafio do desenvolvimento de competências e inovação sem terem recursos convergentes ou uma visão estratégica para que possam adaptar-se às mudanças rápidas de tendências e tecnologia na área têxtil.   
“Existe um interesse renovado em promover a produção, por isso a UE estabeleceu um objetivo - atualmente a produção corresponde a 16% do PIB da UE e a UE quer elevá-la para 20% até 2020. A UE quer reforçar especificamente a indústria da transformação, para que tenha maior peso na economia europeia. Isto não se consegue de forma fácil nem direta, por isso a UE apoia a I&D em larga escala, o que é realmente uma das alavancas-chave que possui.” (Entrevista com Lutz Walter, Secretário Geral do Textile ETP Dez. 2015).
As novas tecnologias e os resultados de investigação fornecidos pelos investigadores têm de ser adaptados e implementados em empresas têxteis, as quais necessitam de pessoal qualificado - a força laboral jovem tem de aprender a lidar com os requisitos de desempenho das empresas.
Uma solução a estas necessidades é a disseminação de uma cultura organizacional criativa e inovadora nas empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para melhorar a inovação e a formação.
Investigadores da área têxtil têm a capacidade para incentivar as empresas do setor têxtil a aprender a aplicar o pensamento criativo nas suas organizações, bem como desenvolver a sua capacidade para a inovação e mudança.
 

Objetivos principais do projeto:

 

OBJETIVOS
NECESSIDADES INDICADORES-CHAVE
1. Desenvolvimento de formação baseada em atividades práticas visando a melhoria de competências-chave tanto para os empregadores como para os trabalhadores do setor têxtil Métodos clássicos de formação -> melhorado pelo Guia e baseado:
- nas tecnologias têxteis de última geração
- nos resultados de investigação obtidos pelos investigadores do consórcio
95 jovens adultos formados em cursos de blended-learning;
100 profissionais do setor têxtil aconselhados nos eventos de disseminação - Workshops
2. Melhorar a capacidade de inovação das empresas têxteis As empresas têxteis necessitam um maior nível de transferência tecnológica dos resultados de investigação para produzir produtos de alto valor-acrescentado 15 – 25 novas soluções inovadoras para as empresas têxteis nos Workshops = 3-5 soluções / parceiro
3. Promover a utilização de TIC em processos de inovação nas empresas têxteis Empresas têxteis: necessidade de informação rápida, seleção e implementação de informação útil, de modo a melhorar a sua competitividade  150 contas de utilizadores de stakeholders na ferramenta e-Learning.
4. Melhorar a cooperação estratégica entre os investigadores e empresas têxteis a nível transnacional     O mundo dos têxteis na UE pressupõe a harmonização e adaptação das ferramentas para a inovação.     1 Matriz de Conhecimento para a Inovação em comum
 
Grupo-alvo do TexMatrix:
 
A. Responsáveis pela tomada de decisões: gestores, especialistas em Inovação, especialistas em RH, profissionais    
=> abrangidos nos eventos de disseminação  (Workshops)

B. Jovens no mercado de trabalho: jovens trabalhadores, estudantes e académicos da área têxtil, jovens desempregados
=> abrangidos nos cursos em blended-learning
 
 
Principais outputs do projeto:
 
1. Matriz do conhecimento para a inovação
2. Estudo de Benchmarking
3. Guia com soluções inovadoras para empresas têxteis
4. Ferramenta de e-learning e formação baseada em atividades práticas
5. 5 workshops / eventos de disseminação (previsão de 100 profissionais do setor têxtil)
6. 5 cursos em blended-learning (previsão de 95 formandos)

Disseminação: papers, posters, apresentações, eventos, etc.
 
 
 
 
Parceiros:
 
 
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação
TecMinho (Portugal)
CENTROCOT (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Universidade Técnica “Gh. Asachi”  (Iasi, Roménia)
 
Contactos:
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter