Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
C2NET – Cloud Collaborative Manufacturing Networks

O projeto europeu C2NET – Cloud Collaborative Manufacturing Networks é uma operação que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa na “Cloud” que permita às empresas otimizar os seus recursos logísticos e de produção com base em dinâmicas colaborativas de procura, produção ou expedição. O projeto C2NET é uma “Research and Innovation Action”, aprovada no contexto do Horizonte 2020 (Programa “Factories of the Future”), com início em Janeiro de 2015 e uma duração de 3 anos.

O projeto é coordenado pela empresa multinacional de tecnologias de informação ATOS, contando com parceiros espanhóis (Universidade Politécnica de Valencia, IKERLAN, ITI - Instituto Tecnológico de Informática, Faurecia e Novatec), parceiros finlandeses (Universidade de Tecnologia de Tampere, Fluidhouse e VTT), parceiros franceses (Pierre Fabre, Linagora e Armines), um parceiro belga (i-VLAB) e parceiros portugueses (TecMinho, Uninova, Caixa Mágica Software, Flexefelina e António Abreu Metalomecânica).

O projeto irá gerar uma Arquitetura “Cloud” composta por:
- Framework de Aquisição de Dados: soluções de software e hardware em contexto “Internet das Coisas” para aquisição contínua de dados de diferentes fontes em ambiente de produção.
- Optimizador: módulo de otimização de recursos de produção e logística através de técnicas de computação colaborativa;
- Ferramentas de Colaboração: conjunto de ferramentas que permitirão agilizar os processos colaborativos suportados na “Cloud”;
- Plataforma “Cloud”: integração do módulo de dados, do optimizador e das ferramentas de colaboração na “Cloud” num ambiente de trabalho colaborativo para os diferentes agentes das cadeias de valor.

As ferramentas colaborativas de apoio à produção e logística serão testadas em contexto real através de 4 pilotos em realidades industriais diversas: setor automóvel, setor cosmético, setor de automação industrial e setor metalomecânico. A TecMinho é responsável pela gestão e operacionalização do piloto do setor metalomecânico, através do qual serão implementadas as ferramentas desenvolvidas para teste nos ambientes industriais das empresas Flexefelina e António Abreu Metalomecânica.

Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas na página: http://c2net-project.eu/

Para qualquer informação, contactar Pedro Silva (apsilva@tecminho.uminho.pt).

 

 

 

 Parceiros

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter