Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
Laboratório de Empresas

 
O que é?

O Laboratório de Empresas tem como objetivo consiste em fornecer apoio na fase de pré-arranque e arranque da empresa.

O Laboratório de Empresas acolhendo promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por projetos empresariais inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.


Quais são os objetivos?


- Apoiar os participantes na preparação do arranque da empresa;

- Orientar o empreendedor na condução do seu empreendimento, em termos de: análise de riscos (ambiente interno e externo, ameaças e oportunidades), análise de aspetos financeiros, de mercado, operacionais, estratégicos, estruturais e jurídicos de forma a integrar os elementos necessários ao conhecimento do seu negócio;

- Dar suporte na elaboração e melhoria do plano de negócios, que oriente e avalie a evolução do empreendimento a médio e longo prazo, com o objetivo de avaliar melhor as alternativas de investimento, minimizar riscos e incertezas, para alcançar os resultados esperados da descrição dos objetivos e estratégias do negócio.


A quem se destina?

Os destinatários do Laboratório de Empresas são empreendedores com projetos empresariais inovadoras potencialmente interessantes para darem origem à elaboração de um plano de negócio e à sua preparação para entrada no mercado numa lógica de “quase-empresa”.



Como funciona?

O Laboratório de Empresas assentará a sua atuação numa lógica de apoio personalizado, aos empreendedores, dado por consultores especializados e terá como base o diagnóstico e a avaliação dos processos operacionais e de gestão, dando o suporte na identificação dos pontos críticos e indicando ações capazes de auxiliar no processo de melhoria contínua de um negócio inovador.

As atividades compreendem quatro fases principais:

Sessão de abertura:
O Laboratório de Empresas terá início numa sessão onde serão apresentadas as várias atividades do Laboratório, os projetos empresariais selecionados, os técnicos e consultores envolvidos e as instalações do Laboratório. Nesta sessão, os promotores, os consultores e as entidades organizadoras devem assinar um acordo de confidencialidade que proteja as ideias dos projetos empresariais selecionados. Serão também assinados contratos individuais com os promotores estabelecendo os seus direitos e obrigações enquanto participantes no Laboratório de Empresas.

Sessão de tutoria:
Numa fase seguinte, é agendada uma reunião individual com o “Business Coach” com o objetivo de elaborar um plano de ação a ser implementado no Laboratório de Empresas, onde serão distribuídas as 10h de consultoria individualizada disponiveis por equipa.

Workshops:
Para o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de empresas e o desenvolvimento de negócios. As sessões coletivas decorrem das 14h30 às 17h30 na Universidade do Minho (Guimarães - Campus de Azurém).

- Formalizar e Constituir Empresas (3h);
- Gerir uma PME (3h);
- Análise económica e Tipos de Financiamento (3h);
- Marketing, Imagem e Comunicação (3h);
- Marketing Digital (3h);
- Técnicas de Vendas e Negociação Comercial (3h).

Sessão de encerramento:
As edições do Laboratório de empresas terminam com uma sessão de apresentação dos projetos empresariais a um conjunto de potenciais investidores.

 

Como se pode formalizar a candidatura?

As candidaturas devem ser apresentadas até 31 de março de 2017 através do envio do pré-plano de negócios para o seguinte endereço de correio eletrónico start@tecminho.uminho.pt, ao qual se deverá juntar o curriculum vitae e a informação de identificação de todos promotores.

Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo até ao máximo de cinco participantes por grupo.

Cada candidato, ou grupo de candidatos, só poderá apresentar um projeto empresarial ao Laboratório de Empresas.


Quais são os critérios de seleção das candidaturas?

A seleção das candidaturas será feita tendo em conta os seguintes critérios:

- nível de comprometimento demonstrado pelos candidatos,
- a capacidade revelada para levar a ideia ao mercado,
- o caráter inovador da ideia (base tecnológica e/ou conhecimento avançado),
- verificação do seu potencial de mercado,
- maturidade do projeto empresarial.

 

Documentação:

 - Cronograma provisório

 

Mais informações:

start@tecminho.uminho.pt

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter